Na quarta votação, os 133 cardeais reunidos em Conclave chegaram a um consenso sobre o nome do 267º Sucessor de Pedro. Pouco depois das 13h07 (horário de Brasília) ou 18h07 (horário de Roma) desta quinta-feira (8), a fumaça branca começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, provocando uma verdadeira comoção entre os milhares de presentes na Praça São Pedro e Via da Conciliação, testemunhas oculares de um dia histórico para a Igreja Católica e para o mundo.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost, 69 anos de idade, foi o escolhido para ser o novo papa. Ele adotou o nome de Leão XIV. O novo pontífice teve atuação missionária no Peru, tem fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina. O pontificado deve representar continuidade ao trabalho de Francisco.

O badalar dos sinos da Basílica de São Pedro seguiu depois da fumaça branca, confirmando de que “Habemus Papam”. Após o anúncio, foi iniciado um ritual antes de o mundo conhecer quem é o substituto de Francisco. Tendo aceito sua eleição à Cátedra de Pedro, o novo Pontífice deixou a Capela Sistina e dirige-se à chamada “Sala das Lágrimas”.
Ali, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, o escolhido veste uma das três roupas papais preparadas, para então se dirigir até a Sacada Central da Basílica, de onde o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciará ao mundo o nome do novo Papa com a fórmula do Habemus Papam em latim.
João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005, também foram eleitos no quarto escrutínio. O novo papa, que substituirá o Papa Francisco, foi conhecido depois das 14h. É possível acompanhar a cobertura no YouTube:
*Com informações do Vatican News
Morte do papa Francisco
O argentino Jorge Mario Bergoglio, papa Francisco, morreu em 21 de abril, aos 88 anos. Ele nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Francisco foi o primeiro papa latino-americano. Papa de número 266, ele ficou à frente da igreja católica por 12 anos. Bergoglio foi escolhido papa no segundo dia do conclave para definir o substituto do papa Bento XVI, que renunciou ao cargo.
O papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. O relatório de óbito informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.