Das 8h às 17h deste sábado (10), acontece em Guarulhos o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com a abertura de todas as UBSs da cidade. O objetivo da mobilização, que será realizada em todo o país, é ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra o vírus da gripe, especialmente nos grupos mais vulneráveis.
A vacina de 2025 oferece proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B do vírus Influenza. Para receber a dose em Guarulhos não é necessário agendamento, basta apresentar um documento original com foto e, se disponível, a carteirinha de vacinação, para melhor registro das imunizações. No caso das crianças, a apresentação da carteirinha é especialmente importante.
O imunizante que protege contra a gripe é destinado até o momento aos seguintes grupos:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas;
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores portuários;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas com comorbidades, outras condições especiais e deficiência permanente;
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;
- Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento;
- Pessoas em situação de rua;
- População privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
Para saber qual a UBS mais próxima de você, os endereços das unidades podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. Lembrando que algumas unidades, como a UBS Morros, estão fechadas para reforma.
Importância da vacinação
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos fez uma pesquisa no Brasil e mais quatro países da América do Sul sobre a eficácia da vacinação contra a gripe. Segundo o estudo, a vacinação contra a Influenza reduz em 35% o risco de hospitalização em grupos de alto risco. Para pessoas com comorbidades (outras doenças ou problemas de saúde), o risco tem uma queda de 58,7%. Para crianças pequenas, o número é de 39% e para idosos de 31,2%.
O efeito de proteção da vacina leva de duas a três semanas para começar, por isso a campanha de vacinação sempre começa antes da chegada do período de inverno. A duração da proteção é de seis a 12 meses. Este é um dos motivos para tomar a vacina todos os anos. O outro motivo é que os vírus sofrem mudanças constantes (mutações) e, por isso, a cada ano a preparação da vacina é feita a partir das cepas que estão em circulação naquele ano.
Programa Saúde Toda Hora em Guarulhos
Os postos estarão abertos neste sábado apenas para vacinação. No entanto, as Unidades Básicas de Saúde São Ricardo, Jardim Primavera, Recreio São Jorge e Jardim Jacy funcionarão das 8h às 16h pelo programa Saúde Toda Hora. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas, atendimentos de enfermagem, atualização da carteira de vacinação, além de testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C.
Apenas consultas médicas e o exame Papanicolau, essencial para a prevenção do câncer do colo do útero, necessitam de agendamento prévio, o qual deve ser realizado diretamente na própria unidade de saúde ou pelo aplicativo Saúde Guarulhos (bit.ly/3E13Wek).
LEIA TAMBÉM -> Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo