Duas vias com graves problemas de trânsito em Guarulhos estão com obras em andamento atualmente. Em publicação nas redes sociais nesta semana, a prefeitura informou que as melhorias nas avenidas Natália Zarif e Monteiro Lobato devem ser concluídas em setembro deste ano. Foram obras que começaram na gestão anterior e que terão a entrega atrasada, de acordo com o cronograma previsto inicialmente.
Corredor de ônibus na avenida Natália Zarif
- Previsão de entrega: setembro de 2025
As obras na avenida Natália Zarif começaram em julho do ano passado e tinham previsão de durarem um ano. Com a nova data informada pela prefeitura, o atraso deve ser de dois meses. Os trabalhos fazem parte do pacote de melhorias do programa Viva Baquirivu, desenvolvido para reduzir as enchentes em toda a cidade. E a Natália Zarif margeia o rio Baquirivu. No entanto, além da questão das cheias, o projeto de revitalização pretende solucionar outros problemas graves da via: o asfalto e a mobilidade.
O contrato prevê a construção de uma nova ponte que ligará a avenida com a rodovia Presidente Dutra. Além disso, haverá uma alça que permitirá o acesso entre a Monteiro Lobato com a Dutra, no sentido de São Paulo, e o retorno para a outra pista da Natália Zarif.
A nova Natália Zarif terá um corredor de ônibus e ciclovia, com pontos de parada e paraciclos. O asfalto será todo trocado, com a reconstrução de guias e sarjetas que prometem oferecer acessibilidade.
Todos os detalhes na reportagem:
Avenida Monteiro Lobato
- Nova ligação da avenida Monteiro Lobato com a avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves – Previsão de entrega: julho de 2025
- Melhorias no corredor viário – Previsão de entrega: setembro de 2025
Quem precisa passar pela avenida Monteiro Lobato todos os dias tem sofrido com graves problemas de congestionamento. Recentemente, circularam vídeos nas redes sociais de passageiros descendo dos ônibus para fazer o trajeto a pé e evitar ficar parado no trânsito que não andava. O trânsito, que costuma ser intenso em uma das principais avenidas da cidade, está pior por causa das obras, previstas para chegarem ao fim em setembro.