Depois de dois meses em ritmo mais lento, as obras da CCR RioSP na Via Dutra estão sendo retomadas. Nesta terça-feira (20), uma nova fase da construção dos viadutos para a Fernão Dias pode causar ainda mais transtornos no trânsito de quem vai no sentido São Paulo durante a manhã, justamente no horário de pico.
De acordo com comunicado divulgado pela CCR RioSP, das 7h ao meio-dia, será realizado o lançamento de vigas no local. Durante todo o período de atividade, a faixa 1 da alça de acesso à Fernão Dias (sentido São Paulo) ficará fechada.
Por volta das 9h, o acesso será totalmente bloqueado por cerca de 15 minutos para o lançamento da primeira viga. Às 10h, por mais 15 minutos, um novo bloqueio para lançar a segunda viga. Às 11h, pelo mesmo período, o acesso estará totalmente bloqueado para realizar o lançamento da última viga. A previsão é de que as atividades finalizem meio-dia e a via seja totalmente liberada neste horário.
De acordo com a CCR RioSP, todo o local estará devidamente sinalizado e em caso de chuva os serviços podem ser adiados ou interrompidos. A concessionária já havia anunciado, na semana passada, alteração no tráfego das pistas marginais na altura do Internacional Shopping.
Obras na Via Dutra
As obras de melhoria na Via Dutra, um projeto com investimento total de R$ 1,4 bilhão iniciado em julho de 2023, continuam em andamento, mas enfrentam atrasos na entrega. Originalmente previstas para serem concluídas em 18 meses, as intervenções agora têm um prazo esticado para pelo menos 24 meses. Essa demora gera grande expectativa e preocupação entre os milhares de motoristas que utilizam a rodovia diariamente, pois o congestionamento é intensificado pelos trechos que permanecem interditados para os trabalhos.
A concessionária CCR RioSP tem revisado os prazos de conclusão diversas vezes. A expectativa no fim do ano passado era finalizar as melhorias em abril. Em seguida, o prazo foi ajustado para maio ou o “fim do segundo semestre”. A previsão mais recente aponta que a entrega total das obras só deve começar a ocorrer a partir de julho.
Apesar dos desafios e atrasos na conclusão geral, a concessionária tem entregado partes do projeto de forma faseada. Recentemente, foi liberado ao tráfego o novo acesso à Ponte do Tatuapé pela pista expressa no sentido São Paulo. No ano passado, importantes entregas incluíram o Trevo Cumbica no km 213 e o Trevo de Bonsucesso. Foram também liberados novos trechos de pistas marginais entre o km 205 e o km 211 no sentido São Paulo e entre o km 208 e o km 211 no sentido Rio de Janeiro, além da instalação de 10 novas passarelas e melhorias na iluminação na região de Guarulhos.
LEIA TAMBÉM: