A avenida Guarulhos, no trecho que fica sob o Viaduto Sarraceni, está com faixas bloqueadas para o tráfego de veículos há mais de um ano por causa das obras na Via Dutra. A interdição piorou muito o trânsito na via, que é usada como rota para linhas de ônibus intermunicipais que vão até a Penha, por exemplo, e por moradores de bairros como Ponte Grande, Vila Augusta e Gopoúva. Além disso, visitantes do Internacional Shopping ou dos diferentes comércios que existem na região, como o Habib’s e a Petz, também sofrem com o congestionamento e com a bagunça que virou esse trecho.
Em fevereiro de 2024, a Prefeitura de Guarulhos interditou uma faixa sob o viaduto. Na ocasião, o poder públicou informou que a intervenção seria mantida até a conclusão das obras de ampliação da Via Dutra e era necessária para a execução dos serviços e movimentação dos equipamentos durante os serviços na rodovia administrada pela CCR RioSP.
A questão é que as obras da Dutra estavam previstas para serem concluídas em março e depois o prazo passou para abril. No entanto, já na reta final dos trabalhos, a concessionária teve problemas com fornecedores, o que deixou os serviços em ritmo mais lento entre os meses de março e maio. Nesta última semana, a CCR RioSP retomou as obras e agora promete deixar tudo pronto até o início do segundo semestre, ou seja, a partir de julho.
No último dia 13, o Guarulhos Todo Dia questionou para os seguidores no Instagram qual era o lugar com o pior trânsito da cidade atualmente. E esse trecho da avenida Guarulhos, sob o viaduto Sarraceni, está entre os locais citados. “Aquela obra no viaduto nunca tem fim”, escreveu um seguidor. “A obra não era para terminar em março?”, comentou um leitor.
O que diz a Prefeitura de Guarulhos sobre o trânsito na região
O Guarulhos Todo Dia procurou a prefeitura, que informou que “a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) tem mantido diálogo constante com a CCR RioSP, para alinhamento sobre o cronograma e a evolução das obras. A STMU já oficiou a concessionária em razão dos projetos de desvio de tráfego no local, no que tange a segurança e fluidez”.
O trecho final da nota enviada pela gestão Lucas Sanches:
“Sobre a liberação das pistas interditadas, a Prefeitura aguarda o cumprimento do novo cronograma apresentado pela CCR RioSP, que prevê entregas de forma faseada e conclusão das intervenções em curso. Além disso, a equipe da STMU está realizando estudos de planejamento para a melhoria do sistema viário na região, com o objetivo de identificar alternativas que melhorem a fluidez do tráfego no entorno das obras.”
As faixas interditadas são apenas parte do problema do trânsito da região, que registrou um aumento considerável no tráfego por causa do processo de verticalização acelerado nos últimos anos em bairros como Vila Augusta, Itapegica e Ponte Grande. Mudanças no entorno do Internacional Shopping, com o fechamento do antigo estacionamento e o bloqueio do acesso da avenida Carlos Ferreira Endres para a Via Dutra pela rua José Sarraceni também prejudicaram a situação.