Caminhar, correr, dançar, nadar, lutar… Não interessa como, nem onde. O importante é o movimento. Essa é a ideia por trás do Dia do Desafio, uma campanha que promove a atividade física em 14 países. No Brasil, o Sesc São Paulo organizou o evento pela primeira vez em 1995, com a participação de Pelé, então ministro dos Esportes. Com o tempo e o sucesso do evento, o Sesc São Paulo se tornou o coordenador das atividades em todo o continente americano.
Em Guarulhos, além da unidade do Sesc na cidade, a iniciativa tem parceria com a prefeitura, que promove eventos também no Calçadão Central, no Bosque Maia e, com o apoio da CPTM, na estação Guarulhos-Cecap. No Calçadão Central tem Baile Charme e basquete 3×3; no Bosque Maia a atividade é “aprendendo a andar de bike”; e na Estação Guarulhos-Cecap da CPTM acontece o desafio de velocidade. Nos três endereços, as atividades acontecem entre 9h00 e 18h00.
Programação no Sesc
No Sesc Guarulhos, muitas atividades na programação. Entre 7h30 e 10h30 acontece a Caminhada TechnoGuiada Contemplativa (foto que ilustra esse texto). Uma caminhada guiada, com o apoio da tecnologia para monitorar batimentos cardíacos e frequência respiratória, sem deixar de observar as paisagens do percurso. Das 7h30 às 8h30 (e mais dois horários durante o dia) tem o Desafio das Rampas, com ginástica multifuncional desafiando os participantes com exercícios de força, resistência e flexibilidade, em meio às rampas da unidade. E às 9h00 tem a Caminhada Comunitária, com orientação sobre como fazer essa atividade física tão acessível de forma correta.
E não é só isso. No Sesc Guarulhos tem ainda o Desafio Multiesportes no ginásio (8h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00) e o desafio 50 metros contra o relógio, na piscina, entre outras atividades.
E se você tiver acesso a outra unidade do Sesc São Paulo durante o dia, em todo estado, também pode aproveitar. Há atividades programadas em praticamente todas elas. Em São Paulo, por exemplo, tem Boxe Funcional no Sesc Bom Retiro, Yoga no Sesc 24 de Maio. Duathlon Infantil no Sesc Consolação, Vivência de Pentatlo no Sesc 14 Bis e Vivência de Tênis de Mesa no Sesc Itaquera. Se quiser conhecer toda a programação do dia, é só acessar a página do Dia do Desafio no site do Sesc São Paulo.
Como tudo começou
No inverno de 1983, Clifford Wright, então prefeito da cidade canadense de Saskatoon, estava preocupado com o bem-estar dos moradores. Ele organizou uma caminhada, para que todos se aquecessem, enquanto se movimentavam. No ano seguinte, convidou uma cidade vizinha para participar do evento. Aí surgiu a ideia do Dia do Desafio, que nos seus primeiros anos era uma competição entre duplas de cidades, para saber qual delas conseguia envolver mais moradores em atividades físicas ou eventos esportivos.
Em 1990, a gestão do evento foi assumida pela Tafisa (The Association for International Sport for All). Em1995, o Sesc São Paulo aderiu ao evento no Brasil. Depois, assumiu as atividades na América Latina e, na sequência, em todo território americano. O evento tem também o apoio da Isca (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Leia mais: 28 de maio é o Dia do Desafio: atividade física de todo jeito, em todo lugar