As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô entraram em uma nova etapa nesta semana, depois de o Tatuzão concluir a primeira fase de escavação definida pelo governo de São Paulo. A tuneladora, batizada de “Cora Coralina”, chegou na sexta-feira (30) ao VSE (Ventilação e Saída de Emergência) Falchi Gianini, o último destino antes da estação Vila Prudente. Agora, o equipamento será desmontado e as peças serão içadas para a superfície e transportadas de carreta para o canteiro de obras da estação Penha, onde a tuneladora iniciará a segunda fase de escavação. Essa transferência pode levar até 180 dias.
A primeira etapa da obra, que faz parte do projeto de expansão entre Vila Prudente e Penha, foi de um trajeto de 4,5 km de extensão. O Tatuzão conectou as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, e o Complexo Rapadura, além de seus respectivos poços intermediários.
A tuneladora iniciou a escavação no canteiro do Complexo Rapadura em novembro de 2023. Ao longo desse percurso, 394 mil m³ de terra foram retirados e 2.456 anéis de concreto foram posicionados nos túneis escavados. No último trecho, iniciado em 24 de abril a partir da Estação Orfanato, foram escavados 332 metros, com 35 mil m³ de terra removida e 291 anéis de concreto instalados.
Com cerca de 100 metros de comprimento e pesando 2.500 toneladas, a “Cora Coralina” possui uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior em operação na América Latina. Ela é capaz de escavar e revestir até 15 metros por dia, utilizando anéis de concreto. Sua operação envolve cerca de 150 profissionais, trabalhando em três turnos diários.
A obra de expansão da Linha 2-Verde prevê a adição de 8,3 km de vias e oito novas estações entre Vila Prudente e Penha. Com investimento de R$ 15 bilhões, o projeto está estruturado em duas fases principais. A primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, inclui as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, com previsão de abertura em 2027. A segunda fase vai da Vila Formosa até a Penha, com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, com previsão de abertura em 2028.

Previsão para a Linha 2-Verde chegar a Guarulhos
Após a conclusão do trecho até a Penha, a Linha 2-Verde prevê uma segunda fase de expansão que conectará a estação Penha à futura estação Dutra, localizada ao lado do Internacional Shopping em Guarulhos. Este segmento adicionará 5,8 km à linha e cinco novas estações: três na capital (Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias) e duas em Guarulhos (Ponte Grande e Dutra).
O Metrô já confirmou a conclusão do processo de avaliação dos imóveis necessários para desapropriação em São Paulo e Guarulhos para esta expansão. No entanto, o início das desapropriações e, consequentemente, das obras civis, depende de “trâmites documentais” e da conclusão do projeto executivo, que ainda está em elaboração.
A expectativa é que as obras em Guarulhos comecem daqui a cerca de um ano, após a finalização dos processos burocráticos. Neste mês, o Metrô assinou o contrato para a construção da estação Ponte Grande, na avenida Guarulhos.
Considerando que a construção de uma estação por contrato leva aproximadamente seis anos, a previsão é que este trecho até Guarulhos dificilmente fique pronto antes de 2031. O governo de São Paulo já encomendou uma tuneladora (“tatuzão”) especificamente para escavar o trecho Penha-Guarulhos, com previsão de início das escavações no primeiro trimestre de 2026.