A cidade de São Paulo registrou a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira (2). De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura máxima média foi de apenas 12°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou média de 12,3°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, localizada na zona norte, que serve como referência oficial para monitoramento na capital.
Este novo recorde de temperatura máxima mais baixa superou o anterior, que havia sido registrado na terça-feira (1º), com 14,9°C. Historicamente, a temperatura de 12°C é a terceira máxima mais baixa observada pelo CGE desde 2004, e não se registrava uma tarde tão fria na cidade desde 21 de agosto de 2020. O recorde de máxima mais baixa na capital paulista, no entanto, é de 8,3°C, ocorrido em 24 de julho de 2013.
A noite de quarta-feira começou com céu encoberto e sensação de frio, com as estações meteorológicas automáticas do CGE registrando uma média de 11,2°C e sensação térmica entre 9°C e 10°C. A previsão da mínima para a madrugada de quarta para quinta-feira é de 10°C.
A Defesa Civil Municipal mantém a Capital paulista em estado de alerta para baixas temperaturas desde 22 de junho.
Previsão do tempo em Guarulhos
A mudança brusca no tempo é explicada pela chegada de uma nova massa de ar polar ao Brasil no início desta semana, derrubando as temperaturas. A tendência para os próximos dias é de frio contínuo e úmido sobre Guarulhos e a Grande São Paulo.
Quinta-feira (3)
Será um dia frio e úmido. A sensação de frio será acentuada pela garoa ocasional, vento e céu encoberto. As temperaturas mínimas devem ser de 10°C e as máximas de 13°C, segundo o CGE. Já a Climatempo prevê mínimas de 11°C e máximas de 15°C em Guarulhos, indicando risco de trovoadas e dia chuvoso. O CGE, no entanto, não espera chuva significativa, apenas garoa isolada e ocasional.
Sexta-feira (4)
O céu permanecerá encoberto, com potencial para chuviscos entre a madrugada e o amanhecer. Haverá poucas aberturas de sol no decorrer do dia, o que poderá atenuar momentaneamente a sensação de frio. As temperaturas devem oscilar entre 11°C e 17°C, podendo chegar a 19°C em Guarulhos, segundo a Climatempo, com a umidade do ar se mantendo elevada, acima dos 60%.
De acordo com o g1, não se espera que a condição atual configure uma onda de frio prolongada, que exigiria que os termômetros ficassem ao menos 5°C abaixo da média por três a cinco dias consecutivos.
Guarulhense, agasalhe-se bem e evite a exposição prolongada ao frio. Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, além dos animais de estimação. Comunique aos serviços municipais casos de pessoas desabrigadas.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o serviço de abordagem social pelos telefones (11) 2536-4110 e (11) 2087-7400 (WhatsApp).