Obra do Rodoanel Norte da Dutra a Fernão Dias chega a 76% de execução

Em nova atualização, governo de São Paulo mantém promessa de entregar o trecho até o final deste ano

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Foto: Bueno Drone/YouTube)

Publicado em 29/07/2025 às 16:15 / Leia em 5 minutos

As obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, alcançaram 76% de execução em junho, de acordo com informações divulgadas pelo governo de São Paulo nesta terça-feira (29). O trecho, com cerca de 22 quilômetros, atravessa a região de Guarulhos. A previsão é que a ligação seja liberada para o tráfego de motoristas até o final deste ano.

Considerando a obra completa, as intervenções no Rodoanel Norte atingiram 51% de execução no mês passado. O segundo trecho, que conecta a Rodovia Fernão Dias à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, ligando-se ao trecho oeste do Rodoanel, está 39% concluído.

As obras nos dois trechos ocorrem de forma simultânea para garantir o cumprimento do cronograma, com o primeiro trecho previsto para entrega no segundo semestre de 2025 e o segundo no final de 2026.

As obras no Rodoanel Norte

As obras do Rodoanel Norte foram retomadas em abril de 2024, após seis anos de paralisação. A retomada ocorreu seis meses antes do prazo contratual previsto.

No mês de abril passado, as novas obras completaram um ano desde a sua retomada. Naquela ocasião, conforme informações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) divulgadas pelo Guarulhos Todo Dia, o trecho entre a Via Dutra e a Fernão Dias estava 68% pronto, com previsão de finalização para setembro deste ano.

Roger Pêgas, superintendente rodoviário da Artesp, destacou que a agência realiza visitas mensais à rodovia para acompanhar o avanço dos trabalhos e a mobilização da concessionária.

Um dos pontos mais críticos da obra é o túnel que desabou em 2014, na área de emboque na região do Recreio São Jorge, em Guarulhos. Na época do desabamento, dos cerca de 1.000 metros de extensão previstos para o túnel duplo, apenas 140 metros haviam sido escavados. Os operários fizeram um prolongamento desse túnel, que terá aproximadamente 800 metros. Além disso, a instalação de barreiras acústicas já foi iniciada nos trechos onde a rodovia passa perto de residências.

A concessionária Via Appia SP Serra é responsável pelas obras. O investimento total na obra é de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, com R$ 1,35 bilhão aportado pelo Estado de São Paulo e R$ 2 bilhões pela empresa. Este investimento visa refazer o que foi danificado, corrigir falhas e concluir o que falta. Os usuários da estrada terão que pagar pedágio free flow.

A obra do Rodoanel Norte é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), que estrutura e acompanha projetos de concessão e PPPs, sob fiscalização da Artesp. Durante os trabalhos, a previsão é que sejam gerados 10 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, cerca de 5 mil profissionais atuam nas frentes de trabalho. A concessionária também promove treinamentos e capacitação, além de contratar jovens aprendizes através do Senai.

Impactos para a mobilidade em Guarulhos

A conclusão do Rodoanel Norte representa um marco na mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo. Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, destacou que a obra avança dentro do cronograma e contribui para a geração de empregos, atração de investimentos e uso de tecnologia de ponta em monitoramento, segurança e engenharia viária.

Os benefícios da conclusão incluem a redução de congestionamentos e a retirada de veículos pesados das marginais, o que contribuirá para a melhoria da qualidade do ar, a redução do tempo de viagem e um acesso mais eficiente ao Porto de Santos.

O Rodoanel Norte completará a ligação do Porto de Santos à Rodovia Fernão Dias, que cruza São Paulo e conecta o Estado de Minas Gerais ao Nordeste. Essa integração facilitará o escoamento de produtos, ampliará o tráfego logístico e fortalecerá a competitividade da Baixada Santista.

A rodovia servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. Além disso, o Rodoanel Norte criará uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Embora este trecho do aeroporto só deva ficar pronto após a entrega da segunda fase, no ano que vem.

O poder público prevê a redução da circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá maior rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A expectativa é que o trecho norte do Rodoanel Mário Covas receba 65 mil veículos por dia.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPORTAGEM

Metrô em Guarulhos: veja os prazos para o início das obras nas Linhas 2-Verde e 19-Celeste

DOCE DE SUCESSO

Dicas de onde encontrar o morango do amor em Guarulhos

TRANSPORTE COMPLICADO

Após deixar Guarulhos, carga de 135 metros ficará em Arujá antes de seguir viagem pela Dutra

INVESTIGAÇÃO COMERCIAL

A 25 de Março contra Donald Trump

METRÔ

O complexo transporte dos trilhos da Linha 2-Verde: de Santos para a zona leste de São Paulo

AGORA VAI?

Novo vídeo mostra Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos em operação sem passageiros

Sparkling Festival

O evento de degustação com vinhos do mundo todo no Shopping Maia: serão mais de 200 rótulos

SETOR EM ALTA

Por que Guarulhos é considerada a Faria Lima dos galpões logísticos?

EVENTO

Rock Beer Day agitará Guarulhos com open bar de cervejas fabricadas na cidade

Preço nas alturas

Viajar pelo Aeroporto de Guarulhos vai ficar mais caro em agosto

DICA DE PASSEIO

Pertinho de Guarulhos: o que fazer em Mairiporã nas férias de julho

PROGRAMAÇÃO

Dica de festa julina em Guarulhos: Arraiá do Shopping Bonsucesso