As obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, alcançaram 76% de execução em junho, de acordo com informações divulgadas pelo governo de São Paulo nesta terça-feira (29). O trecho, com cerca de 22 quilômetros, atravessa a região de Guarulhos. A previsão é que a ligação seja liberada para o tráfego de motoristas até o final deste ano.
Considerando a obra completa, as intervenções no Rodoanel Norte atingiram 51% de execução no mês passado. O segundo trecho, que conecta a Rodovia Fernão Dias à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, ligando-se ao trecho oeste do Rodoanel, está 39% concluído.
As obras nos dois trechos ocorrem de forma simultânea para garantir o cumprimento do cronograma, com o primeiro trecho previsto para entrega no segundo semestre de 2025 e o segundo no final de 2026.
As obras no Rodoanel Norte
As obras do Rodoanel Norte foram retomadas em abril de 2024, após seis anos de paralisação. A retomada ocorreu seis meses antes do prazo contratual previsto.
No mês de abril passado, as novas obras completaram um ano desde a sua retomada. Naquela ocasião, conforme informações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) divulgadas pelo Guarulhos Todo Dia, o trecho entre a Via Dutra e a Fernão Dias estava 68% pronto, com previsão de finalização para setembro deste ano.
Roger Pêgas, superintendente rodoviário da Artesp, destacou que a agência realiza visitas mensais à rodovia para acompanhar o avanço dos trabalhos e a mobilização da concessionária.
Um dos pontos mais críticos da obra é o túnel que desabou em 2014, na área de emboque na região do Recreio São Jorge, em Guarulhos. Na época do desabamento, dos cerca de 1.000 metros de extensão previstos para o túnel duplo, apenas 140 metros haviam sido escavados. Os operários fizeram um prolongamento desse túnel, que terá aproximadamente 800 metros. Além disso, a instalação de barreiras acústicas já foi iniciada nos trechos onde a rodovia passa perto de residências.
A concessionária Via Appia SP Serra é responsável pelas obras. O investimento total na obra é de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, com R$ 1,35 bilhão aportado pelo Estado de São Paulo e R$ 2 bilhões pela empresa. Este investimento visa refazer o que foi danificado, corrigir falhas e concluir o que falta. Os usuários da estrada terão que pagar pedágio free flow.
A obra do Rodoanel Norte é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), que estrutura e acompanha projetos de concessão e PPPs, sob fiscalização da Artesp. Durante os trabalhos, a previsão é que sejam gerados 10 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, cerca de 5 mil profissionais atuam nas frentes de trabalho. A concessionária também promove treinamentos e capacitação, além de contratar jovens aprendizes através do Senai.
Impactos para a mobilidade em Guarulhos
A conclusão do Rodoanel Norte representa um marco na mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo. Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, destacou que a obra avança dentro do cronograma e contribui para a geração de empregos, atração de investimentos e uso de tecnologia de ponta em monitoramento, segurança e engenharia viária.
Os benefícios da conclusão incluem a redução de congestionamentos e a retirada de veículos pesados das marginais, o que contribuirá para a melhoria da qualidade do ar, a redução do tempo de viagem e um acesso mais eficiente ao Porto de Santos.
O Rodoanel Norte completará a ligação do Porto de Santos à Rodovia Fernão Dias, que cruza São Paulo e conecta o Estado de Minas Gerais ao Nordeste. Essa integração facilitará o escoamento de produtos, ampliará o tráfego logístico e fortalecerá a competitividade da Baixada Santista.
A rodovia servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. Além disso, o Rodoanel Norte criará uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Embora este trecho do aeroporto só deva ficar pronto após a entrega da segunda fase, no ano que vem.
O poder público prevê a redução da circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá maior rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A expectativa é que o trecho norte do Rodoanel Mário Covas receba 65 mil veículos por dia.
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