A Sabesp vai doar e instalar caixas d’água, de graça, em casas de famílias de baixa renda da Grande São Paulo. Segundo a empresa, o objetivo do programa, batizado de Reserva Certa, é ajudar os moradores que não têm o equipamento obrigatório, para que eles garantam uma reserva de água para o consumo diário.
A medida também deve reduzir o impacto da redução na pressão da água na Região Metropolitana, que está sendo executada diariamente por 10 horas, no período noturno. Um período que pode ser ampliado, de acordo com o novo sistema de gestão de água na Região Metropolitana de São Paulo, anunciado na semana passada.
Serão beneficiadas as famílias cadastradas nos programas de tarifas sociais da empresa e que morem em regiões mais altas ou distantes do sistema de abastecimento. Para ter direito ao benefício, será necessário atender a três critérios:
- O programa vale para as cidades da Grande São Paulo operadas pela Sabesp (Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul não são atendidas pela empresa e, portanto, não fazem parte do programa);
- Dentro dessa região, serão beneficiados os moradores de baixa renda – ou seja, que estejam cadastrados nas tarifas Vulnerável, Social e Social 2;
- Além disso, as residências deverão estar em áreas mais altas e distantes do sistema de abastecimento, onde a recuperação, após as manutenções ou a redução de pressão, leva mais tempo.
É possível conferir na própria conta de água se o imóvel faz parte do programa social (veja na imagem que ilustra esse texto)
Instalação grátis
A Sabesp fará também a instalação completa do equipamento nos imóveis beneficiados, depois de vistoria técnica. O objetivo da vistoria é verificar se o imóvel atende às condições estruturais e de segurança para receber a caixa d’água e, em caso positivo, será feito o agendamento da instalação com os moradores. Seguindo norma técnica, todas as torneiras, chuveiros e saídas de água devem estar conectadas à caixa. A medida evita falta de água em caso de reparos na rede ou de cortes no abastecimento por furtos, vandalismo ou quedas de energia. O programa inclui ainda orientações técnicas sobre reservação domiciliar.
Como solicitar a caixa d’água e a instalação
Os clientes poderão solicitar o equipamento e o serviço pelos canais de atendimento da Sabesp (agência virtual, WhatsApp 11-3388 8000, Central de Atendimento 0800 055 0195, Deficientes Auditivos e de Fala 0800 016 195 ou pelo chat). De acordo com a Sabesp, o processo terá três etapas:
. Feita a solicitação, será analisado se o imóvel está cadastrado nas tarifas Social, Social 2 ou Vulnerável e se mora em área alta ou distante do sistema de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo
. Se o imóvel preencher essa exigência, em sete dias corridos será feita uma inspeção e um relatório técnico. Se for confirmada a viabilidade, o cliente será informado e a instalação agendada, com prazo de até 20 dias corridos após a vistoria. Esse prazo pode ser adequado para atender à melhor agenda para a/o cliente (caso de marcação em um sábado, por exemplo).
. a Sabesp executa o serviço, instala a caixa e orienta o cliente sobre uso racional da água, condições de boa utilização, como por exemplo a limpeza do reservatório a cada seis meses.
Leia mais: Sabesp vai doar caixas d’água para famílias de baixa renda na Grande São PauloVídeo: Veja um passeio completo pelos 44 km de extensão do Rodoanel Norte