Uma notícia um tanto quanto incomum. O preço dos pedágios de duas importantes rodovias paulistas, a Castello Branco e a Raposo Tavares, foi reduzido. As novas tarifas, descritas ao longo deste texto do Guarulhos Todo Dia, começaram a valer no domingo (30), quando os novos contratos de concessão tiveram início. A redução nos valores acontece por causa da mudança no sistema de cobrança, com o início da implementação do free flow.
O pedágio sem cancelas tem como objetivo permitir a cobrança eletrônica proporcional à distância percorrida, sem a necessidade de praças físicas. Com isso, todos os usuários das rodovias paulistas passarão a pagar o mesmo valor por quilômetro rodado. Segundo o governo de São Paulo, isso pretende garantir mais justiça e previsibilidade ao sistema.
Os novos valores representam uma redução entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas (que usam TAGs automáticas) e entre 19,8% e 21,4% nas cabines manuais no lote Sorocabana. Já no lote Nova Raposo os descontos variam de 24,3% a 35,5% nas automáticas e de 20,3% a 32,2% nas manuais. A redução foi aprovada pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp.
Lote Nova Raposo
A concessionária Ecovias Raposo Castello assumiu a operação de 92 quilômetros em quatro rodovias paulistas, atravessando 10 municípios, incluindo os trechos de chegada à capital da SP-270 (Rod. Raposo Tavares) e SP-280 (Rod. Castello Branco). A tem o compromisso de investir R$ 8 bilhões em obras e serviços, além de outros R$ 3 bilhões relativos a custos operacionais ao longo dos 30 anos de contrato.
Nesse primeiro momento, haverá redução média de 30% no valor das tarifas das praças de Osasco, Barueri e Itapevi da Castello, na região metropolitana de São Paulo.
Além da queda no valor, será aplicado um desconto de 5% para veículos que fazem o pagamento automático com TAGs. Outra novidade é o Desconto para Usuário Frequente (DUF), válido para veículos de passeio a partir da 11ª passagem pela mesma praça de pedágio (no mesmo sentido) e dentro do mesmo mês, podendo chegar a 20%. Todas as operadoras de pedagiamento automático atualmente aceitas nessas praças serão mantidas.
Free Flow. A partir do terceiro ano, a concessionária converterá as praças de pedágio existentes em pórticos de cobrança automática e iniciará a implantação de novos pórticos – todo o pedagiamento do projeto prevê a cobrança exclusivamente neste modelo do free flow.
- Em Osasco, no km 18,920 da Rodovia Castello Branco (SP-280), a tarifa passou de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas cabines manuais (-32,2%).
- Em Barueri, no km 20,545 da Rodovia Castello Branco (SP-280), os valores foram reduzidos de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%).
- Já em Itapevi, no km 33,420 da Rodovia Castello Branco (SP-280), a tarifa foi reduzida de R$ 11,80 para R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%) e para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%).
Lote Sorocabana
O Grupo CCR, que administra rodovias federais como a Via Dutra e a Rio-Santos, assumiu o chamado Lote Sorocabana, que abrange 460 quilômetros de 12 rodovias localizadas na região Sudoeste de São Paulo. Ao todo, o empreendimento tem 17 municípios, como Araçoiaba da Serra, Cotia, São Roque e Sorocaba.
- Em Itu, no km 72,805 da Rodovia Castello Branco (SP-280), a tarifa passou de R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%) e para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%).
- Em Sorocaba, no km 13,325 da José Ermírio de Moraes (SP-075), os valores também caíram: de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%) e para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%).
- Em São Roque, no km 47,555 da Raposo Tavares (SP-270), a tarifa foi reduzida de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%) e para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%).
- Em Alumínio, no km 79,145 da Raposo Tavares, os valores foram de R$ 12,60 para R$ 9,40 nas automáticas (-25,4%) e para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%).
- Em Araçoiaba, no km 111,89 da Raposo Tavares, a tarifa de R$ 5,30 foi para R$ 3,99 nas automáticas (-24,7%) e para R$ 4,20 nas manuais (-20,7%).
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