Fazendo inscrição no Sisu? Plataforma facilita achar a vaga certa

Desenvolvida por alunos da USP em São Carlos, ferramenta usa a nota do Enem do estudante, faz o cálculo da média ponderada em todos os cursos oferecidos e informa qual foi a nota de corte no último ano

Redação Guarulhos Todo Dia

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução Meu Sisu / Jornal da USP

Publicado em 17/01/2025 às 10:27 / Leia em 4 minutos

Texto do Jornal da USP. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre as inscrições nesta sexta, dia 17 de janeiro, oferece mais de 260 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o País. Para ajudar o estudante a saber em quais cursos e faculdades possui chance de aprovação, foi criada a plataforma Meu Sisu, que reúne dados exclusivos das notas parciais diárias de todas as opções de graduação, incluindo notas de corte, pesos e bonificações.

A plataforma está disponível neste link, basta o estudante acessar o botão “Minhas notas”, preencher com as pontuações obtidas no Enem e fazer as escolhas disponíveis de cursos e locais.

A plataforma é gratuita e foi criada por dois estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos: Jesus Sena Fernandes, do curso de Ciências de Computação, e Pedro Porto Teixeira, do curso de Engenharia de Computação. Também participa do desenvolvimento do projeto Vinícius Martins Cotrim, estudante do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Em 2023, quando eu e alguns colegas do ensino médio fomos prestar o Sisu, sentimos muita dificuldade em encontrar dados e informações sobre o Sisu dos outros anos para encontrar nossas melhores chances de aprovação durante o processo. Ao pesquisar bastante, vimos que muitos outros alunos tinham o mesmo problema, até de falta de divulgação de dados essenciais para essa análise por parte do governo”, destaca Fernandes.

A plataforma é intuitiva, com o estudante preenchendo as notas do Enem aparecem “fichas” com as informações dos cursos e já com o cálculo da sua média ponderada em cada um deles, além da nota de corte no último Sisu.

É possível ao estudante refinar sua busca por Estado, Cidade, Instituição ou Curso. Também é possível selecionar a modalidade em que pretende ingressar, como Estudante de Escola Pública (EP), Pessoas Pretas e Pardas (PP), Indígena (I) e outras opções.

Os estudantes esclarecem que os dados exibidos na plataforma são obtidos dos portais de transparência do Ministério da Educação e atualizados ao longo do período do Sisu. “Além disso, verificamos regularmente as informações para assegurar que estejam sempre corretas e atualizadas”, destacam no site.

Na plataforma ainda constam os cursos da USP, mas a partir de 2024 a Universidade não disponibiliza cursos pelo Sisu. Agora há o processo seletivo chamado Enem USP, que disponibiliza 1.500 vagas para estudantes que usam a nota do Enem para ingresso no ensino superior.

Notas de corte dinâmicas

Para tentar uma das vagas, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, conforme a sua nota, escolher os cursos e faculdades que tem mais chance de passar.

Esse processo não é fácil e gera incerteza, pois as notas de corte são dinâmicas: cada universidade e curso pode atribuir pesos diferentes às áreas do conhecimento do Enem, dificultando a comparação direta das notas.

Além disso, as notas são recalculadas com base nas inscrições e reordenações dos candidatos, tornando-as voláteis e imprevisíveis. Isso obriga os candidatos a monitorarem constantemente as notas e tomarem decisões estratégicas com informações incertas.

Foi pensando em ajudar nesse processo que os três estudantes criaram o Meu Sisu. “Somos a única plataforma que entrega tudo isso, inclusive os dados de notas parciais de cada dia do Sisu que obtivemos durante as edições passadas”, explica Fernandes.

Ele comemora o acesso que a plataforma tem recebido. “Com a ajuda da divulgação que tivemos de jornais, de diversos influenciadores e de postagens nas redes sociais, que alcançaram milhares de curtidas, conseguimos atingir mais de 200 mil alunos, registrando cerca de sete milhões de acessos durante a semana do Sisu no último ano.”

As inscrições para o Sisu vão de 17 a 21 de janeiro. Para consultar a plataforma Meu Sisu, clique aqui.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

JOGO DE REVIRAVOLTAS

Flamengo de Guarulhos perde de 5 a 3 para o Vasco em Osasco e é eliminado da Copinha

PRODUTO DE ASSINATURA

Clube Guarulhos Todo Dia: vantagens, por que usar e como funciona

GUARULHOS -> CONGONHAS

Aeromóvel e Linha 17-Ouro do Metrô: as obras que enfim vão conectar aeroportos aos trilhos

ACESSO GRATUITO

Expo Sharks, a nova exposição de tubarões no Shopping Maia de Guarulhos

GTD Saúde

Saiba os cuidados para fazer atividades físicas ao ar livre, em dias de muito calor

CINEMA

Após prêmio a Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui ganha mais horários nos cinemas de Guarulhos

TURISMO

Conheça os melhores resorts do Brasil em 2025; três opções da lista ficam em São Paulo

Ajuda ou ameaça?

Bets chegam ao futebol de várzea e levantam debate sobre efeitos na comunidade

Globo de Ouro na cidade

“Ainda Estou Aqui”: onde assistir ao filme, em Guarulhos, que garantiu o Globo de Ouro para Fernanda Torres

CONFIRA A AGENDA

Sesc Verão 2025: Guarulhos recebe Carol Santiago, Flavia Saraiva, Zanetti e atletas olímpicos

QUAL A CAUSA?

Litoral paulista tem 38 praias impróprias para banho; Guarujá registra surto de virose

GTD Saúde

Come demais nas ceias? Como prevenir ou tratar os exageros da comilança no fim de ano

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80