‘Quem manda aqui sou eu’: a discussão entre Martello e Geraldo Celestino na Câmara

Presidente da Legislativo e líder parlamentar do governo Lucas Sanches discordaram sobre formato de votação em requerimento para ouvir secretário da Fazenda.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/YouTube-Câmara Municipal

Publicado em 26/02/2025 às 17:25 / Leia em 5 minutos

A sessão da Câmara Municipal de Guarulhos desta quarta-feira (26) teve um clima tenso. A polêmica se instarou no momento da votação para definir sobre o requerimento de convocação do secretário de Fazenda, Ibrahim Faouzi El Kadi. O presidente do Legislativo, Fausto Martello, e o também vereador veterano Geraldo Celestino, líder do governo Lucas Sanches, tiveram um momento de discussão acalorada durante a deliberação.

Ibrahim foi secretário da Fazenda de Guti e foi mantido no cargo por Lucas Sanches. Responsável pelo “caixa” da prefeitura, ele pode esclarecer informações importantes, como dívidas, pagamentos e explicar a atual situação financeira do Executivo municipal. O requerimento feito foi registrado ainda no ano passado, pelo vereador Edmilson Souza.

Ao iniciar a votação para definir se o secretário Ibrahim seria ou não chamado para ser ouvido pelos vereadores, Martello decidiu fazer uma leitura protocolar, pedindo para que somente os parlamentares contrários ao requerimento se manifestassem e quem fosse favorável ficasse como estava.

Geraldo Celestino e os outros vereadores da base não concordaram com o presidente e pediram que a votação do requerimento fosse feita pelos terminais eletrônicos, de forma nominal, para saber quem apoiava e quem era contrário à proposta. O presidente da Câmara, porém, não concordou e indeferiu o pedido.

“Há um complô para não chamar o Ibrahim aqui? Eu falei com o prefeito [Lucas Sanches] e com o [secretário] Santiago e ele não me falou que não é para chamar o Ibrahim aqui. Eu não estou entendendo”, disse Martello. Foi aí, então, que o bate-boca ficou mais intenso. O presidente tentou avançar para outro item da pauta, mas o burburinho continuou.

“Tem que ter ordem aqui, cara. Aqui não é Casa da Mãe da Joana que todo mundo manda. O senhor pensa que manda aqui e não manda”, falou o presidente, se dirigindo a Celestino. “Vossa excelência está sendo autoritário, ninguém manda aqui”, rebateu o líder do governo.

Quem manda sou eu no momento, quem manda é o presidente da Câmara. Eu sou o responsável pela parte administrativa dessa Casa e para tocar a sessão. Vai ser do meu jeito, o jeito correto. Aqui não tem pressão não, Geraldo, pode ter certeza. Sem pressão! E outra, o senhor ainda é suplente aqui, estamos relevando isso”, rebateu Martello.

No fim das contas, a votação do requerimento foi aprovada e Ibrahim terá que comparecer ao Legislativo em breve. Teve apenas oito votos contrários, enquanto 21 vereadores não se manifestaram, o que significa aprovação. Celestino argumentou que a votação não teve validade, pois a maioria que estava em plenário naquele momento teria se manifestado contra.

“Solicitei à vossa excelência que o item 3 fosse votado nominalmente e eletronicamente. É um requerimento, que vossa excelência como guardião do regimento interno e da lei orgânica do município, deveria ter colocado em votação. A decisão do plenário é soberana. Esse requerimento que foi aprovado não tem validade, está registrado nos anais da Casa o meu pedido, que vossa excelência indeferiu e deveria ter deferido”.

Geraldo Celestino, vereador e líder do governo Lucas Sanches na Câmara Municipal

Martello rebateu novamente. Disse que tem o direito de deferir ou indeferir um pedido. “Primeiro, quem defere ou indefere sou eu. Pedir é um direito dele [Celestino], o meu é deferir ou indeferir. Eu indeferi porque a palavra dele aqui não vale nada, ele é líder do governo. Se ele ou qualquer um de vocês pede votação nominal, eu vou ver e, se tiver a maioria, vou acatar. Mas dessa forma, na marra, gritando e com oito do lado dele para votar. Mas falar que não vale?”, disse o presidente.

“O senhor fala que o plenário é soberano, que o presidente tem obrigação de seguir o regimento interno. O regimento interno diz que quem defere ou indefere sou eu, que estou na presidência. Então eu falo para o senhor que vale o que nós votamos aqui. Vale e vale muito, senhor Geraldo. Não é assim que o senhor vai continuar sendo líder do governo, não é assim que o senhor vai continuar tendo a proteção [do prefeito] Lucas [Sanches]. O senhor pode conhecer o que quiser.”

Martello, presidente da Câmara Municipal

“Não é porque o senhor é vereador e líder do governo que o senhor faz o que quer aqui, não. Não vai fazer. Enquanto eu estiver aqui, esquece. Garanto para o senhor que a votação foi válida, 21 votaram a favor”, finalizou o presidente do Legislativo.

Já com os ânimos mais controlados, Celestino respondeu a Martello. “Aqui é o parlamento, não é ringue de brigar, de sair na porrada. Aqui é local de discutir as ideias, aqui o plenário é soberano sempre. Ninguém quer nada na força, na marra. Eu sou respeitador, sou tranquilo, equilibrado e educado com todos os vereadores”.

E o presidente finalizou: “Você vai ter o meu respeito sempre. Temos algumas divergências momentâneas por opiniões divergentes, mas sempre em prol do bem cidade. Tenho certeza que vossa excelência preza pelo bem de Guarulhos e pelo bem dos guarulhenses”.

Assista à sessão da Câmara Municipal de Guarulhos desta quarta-feira no vídeo abaixo:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

EXCLUSIVO

Obra da Via Dutra parou? CCR RioSP muda data de entrega para o 2º semestre de 2025

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste