Prevenção: campanha nacional contra gripe começa em 7 de abril

35 milhões de doses da vacina começaram a ser distribuídas aos estados. Meta é atingir 90% do público-alvo até o final da campanha.

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Publicado em 24/03/2025 às 07:00 / Leia em 6 minutos

Ainda está difícil perceber, mas já estamos no outono e o inverno está chegando. Ou seja, se aproxima a temporada de gripe e outras doenças respiratórias. São doenças transmitidas facilmente, pelo ar, que se espalham rapidamente, a menos que você evite aglomerações (algo muito difícil na nossa vida) ou esteja protegido da contaminação. A melhor maneira para essa proteção está nas vacinas. E as primeiras doses da vacina contra a gripe já começaram a ser distribuídas.

A campanha de reforço da vacinação contra a gripe (Influenza) começa oficialmente no dia 7 de abril, data em que deve ter o início a aplicação do imunizante nos postos de saúde de Guarulhos.

O Ministério de Saúde iniciou a distribuição das doses da vacina na sexta-feira (21), por Brasília. A campanha será em duas fases. Na primeira etapa dessa fase um, estão sendo distribuídas 35 milhões de doses, até o final de abril, para os estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste. Os estados dessa região vão receber, no total, 67,6 milhões de doses durante o primeiro semestre deste ano.

A Região Norte vai receber as vacinas no segundo semestre. É neste período que o número de casos aumenta por lá, ao contrário do registrado no restante do país. É o chamado “inverno amazônico”, período com chuvas mais fortes. Os estados da região Norte vão receber 5,9 milhões de doses da vacina no segundo semestre, na segunda fase da campanha.

O público-alvo da campanha de vacinação é de 81,6 milhões de pessoas e o objetivo é se atingir 90% desse público (72,9 milhões de pessoas), mas a quantidade de doses compradas até agora é menor que esse número (73,6 milhões). Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é evitar o desperdício de doses. Se a procura nos postos for grande será feita uma nova encomenda. No ano passado, no entanto, apenas 55% do público-alvo procurou os postos em busca da vacina. Um número ainda menor que em 2023, que foi de 60%.

Quem pode tomar a vacina contra gripe (Influenza)?

Crianças de seis meses a até seis anos incompletos, gestantes e idosos a partir de 60 anos formam o público-alvo previsto para essa vacina no Calendário Nacional de Vacinação. Mas também poderão procurar os postos para receber a imunização:

  • Trabalhadores da Saúde;
  • Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas  (entre 12 e 21 anos). 

Fonte: Ministério da Saúde

Que vacina é essa?

As doses de vacina que serão usadas na campanha deste ano são produzidas pelo Instituto Butantan e são inativadas. Ou seja, são produzidas a partir de vírus mortos e, por isso, não têm capacidade de provocar a doença. Elas estão sendo produzidas com cepas dos vírus H1N1, H3N2 e B (trivalentes). Nas clínicas particulares é possível encontrar vacinas quadrivalentes.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos fez uma pesquisa no Brasil e mais quatro países da América do Sul sobre a eficácia da vacinação contra a gripe. Segundo o estudo, a vacinação contra a Influenza reduz em 35% o risco de hospitalização em grupos de alto risco. Para pessoas com comorbidades (outras doenças ou problemas de saúde), o risco tem uma queda de 58,7%. Para crianças pequenas, o número é de 39% e para idosos de 31,2%.

O efeito de proteção da vacina leva de duas a três semanas para se iniciar. Por isso, a campanha de vacinação sempre começa antes da chegada do período de inverno. A duração da proteção é de seis a 12 meses. Este é um dos motivos para ser necessário tomar a vacina todos os anos. O outro motivo é os vírus sofrem mudanças constantes (mutações) e, por isso, a cada ano a preparação da vacina é feita a partir das cepas que estão em circulação naquele ano.

Outras dúvidas comuns

Gripe é uma doença tão perigosa assim, para precisar de vacinação?

Por atingir as pessoas de forma muito diferente, algumas vezes provocando apenas espirros e coriza, os riscos da gripe muitas vezes não são levados a sério. No ano passado, no Brasil, foram registradas 10.494 mortes por síndrome respiratória aguda grave. A dengue, em 2024, provocou 6.041 mortes.

Quando essas doses de vacina estão disponíveis nos postos?

Apesar da data definida para início da campanha ser o dia 7 de abril, o Ministério da Saúde autoriza os municípios a começar a vacinação assim que receberem seus lotes de doses. O chamado “Dia D” da vacinação, quando tradicionalmente há uma campanha intensa incentivando a vacinação em todo o país, está previsto para maio. Não está definida ainda a data exata.

Quem se vacinou contra Covid-19 pode tomar a vacina contra gripe?

Não há nenhuma restrição. As pessoas podem, inclusive, receber doses das duas vacinas na mesma visita ao posto.

Quais são as reações mais comuns?

Entre 15% e 20% dos que recebem a vacina sentem dor no local da aplicação nos primeiros dois dias. Em menos de 10% dos casos há registros de febre, mal-estar e dor muscular entre 6 a 12 horas depois da aplicação.

GTD Saúde

GTD Saúde é a coluna semanal sobre saúde aqui, no Guarulhos Todo Dia. O objetivo é trazer informações seguras e confiáveis sobre questões de saúde do nosso dia-a-dia. Com orientações práticas para o nosso público se prevenir ou se tratar. Para isso, recorremos sempre a informações oficiais, de organismos científicos ou de profissionais de renome, sejam médicos, pesquisadores ou professores universitários. No texto desta semana, usamos informações do Ministério da Saúde.

Se você tem uma dúvida sobre saúde ou uma sugestão de tema para a nossa coluna, encaminhe para o nosso número de WhatsApp: 11-5196 2910.

O que é lipedema? Entenda a doença sem cura que afeta 9 milhões de mulheres no Brasil

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

MAS JÁ?

Mega Vestcasa anuncia que vai fechar loja em Guarulhos e faz queima de estoque

TRABALHO

Outback abre 74 vagas de emprego para nova unidade no Shopping Metrô Tatuapé

RODOVIAS PAULISTAS

Pedágios da Castello Branco e da Raposo Tavares ficam mais baratos por causa do free flow

Sem iFood?

Entregadores de aplicativo prometem paralisação nacional hoje (31) e amanhã

ATENÇÃO!

Agência de atendimento da EDP na Paulo Faccini muda de endereço; veja onde fica agora

ENTENDA O TORNEIO

Kings League Brasil monta arena em Guarulhos e atrai famosos para a Banijay Estúdios

DIA NO PARQUE

Domingo no Bosque Maia tem feira de adoção de pets e Paulo Faccini interditada de manhã

Caminhos do Lolla

Como chegar ao Lollapalooza (e voltar), a partir de Guarulhos

MUDANÇA NA GESTÃO

Leilão define empresa que vai administrar linhas 11, 12 e 13 da CPTM pelos próximos 25 anos

SAIBA COMO FICOU

Masp inaugura edifício Pietro Maria Bardi e abre 5 novas galerias para exposições

VEJA OS PREÇOS

Shopping Tucuruvi faz semana de ofertas com desconto no Outback, Coco Bambu e Pecorino

FUTEBOL

Corinthians x Palmeiras ao vivo: onde assistir e horário do jogo final do Paulistão 2025