O Governo de São Paulo realiza nesta sexta-feira (28), às 16h, o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), além do Expresso Aeroporto que atende a passageiros de Guarulhos. A sessão pública ocorrerá na B3, no centro de São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão. O processo é conduzido pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelas privatizações realizadas durante a gestão Tarcísio de Freitas no estado.
A Linha 13-Jade é a que atende o Aeroporto do Guarulhos, com duas estações aqui na cidade: Cecap e Guarulhos-Aeroporto. Após o processo de privatização, o governo estadual cobrará da empresa vencedora a execução do projeto que cria uma extensão do ramal existente até Bonsucesso, com estações no Taboão/Santa Lídia, no São João e no Jardim Presidente Dutra.
Atualmente, a Linha 13-Jade tem apenas três estações: Engenheiro Goulart (onde é possível fazer baldeação até a Linha 12 para o Tatuapé e o Brás), Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos.
Além das quatro estações novas estações projetadas aqui para a cidade (Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso), a extensão também prevê outras duas novas estações em São Paulo: a Cangaíba e a Gabriela Mistral (onde será possível fazer conexão com a futura extensão da Linha 2-Verde do Metrô).
Em relação à linha que atende a população de Guarulhos, os principais prazos para as obras de extensão são os seguintes:
- Leilão para a concessão das linhas do Lote Alto do Tietê – 28 de março de 2025
- Assinatura do contrato entre governo de SP e empresa vencedora – Segundo trimestre de 2025
- Início das obras de expansão em Guarulhos – Ano 4 do contrato (2029)
- Entrega das obras de expansão em Guarulhos – Ano 7 do contrato (Entre 2032 e 2033)
Também dentro do pacote de melhorias prometidas pelo governo com a privatização, o Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário normal e 1 hora no horário de pico.
Em um futuro ainda mais distante do que 2032, existe também a promessa que essa linha tenha uma expansão maior em direção à capital paulista, chegando até a Mooca. Além das novas expansões, outra promessa, essa para depois de 2040, é que também haverá uma conexão com a futura construção da linha 14-Ônix, que ligará o bairro dos Pimentas à região do ABC.
A concessão à iniciativa também prevê as seguintes mudanças:
Linha 12-Safira
O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.
Linha 11-Coral
O intervalo será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.
Ameaça de greve dos ferroviários da CPTM
A concessão das três linhas à iniciativa privada representa um esvaziamento da CPTM, o que causa insegurança entre os funcionários da companhia e também sobre como ficará a qualidade dos serviços sob a gestão da empresa que assumir.
Os trabalhadores das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade chegaram a anunciar que fariam uma greve a partir de quarta-feira (26) contra a privatização, mas a categoria aceitou a proposta de paz apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e suspendeu a paralisação por enquanto.
O vice-presidente judicial do TRT-2, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, que está conduzindo as audiências de conciliação entre Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil e CPTM, propôs que a paralisação fosse substituída por assembleias contínuas nas estações. O objetivo é conscientizar a população sobre as ameaças aos postos de trabalho que entendem haver com a concessão das linhas para a iniciativa privada.
A cláusula de paz perdura até o fim desta sexta-feira (28) e prevê o comparecimento normal dos trabalhadores em seus postos durante esse período. O sindicato propôs que os trabalhadores usem vestimentas de cor preta nesses dias como forma de protesto, o que foi aceito pela empresa.
Leilão Lote Alto Tietê
Com um modelo de concessão patrocinada, que inclui aportes do governo estadual e pagamento por disponibilidade, a licitação do Lote Alto Tietê tem atraído interesse de players nacionais e internacionais.
Ao longo das últimas semanas, o Governo de São Paulo realizou encontros com investidores em países como França e Itália, além de prospectar o mercado asiático, “reforçando o compromisso de atrair competidores qualificados e ampliar a concorrência na licitação”.
É possível assistir ao leilão na TV B3, no vídeo abaixo, a partir das 16h desta sexta:
- Quando: Sexta-feira, 28 de março, às 16h
- Onde: B3 – Rua Quinze de Novembro, 275, Centro – São Paulo/SP
- Como assistir ao vivo: agenciasp.sp.gov.br e TV B3 (no YouTube)
LEIA TAMBÉM -> Bonde de São Paulo: a nova promessa para o transporte, conectada com Guarulhos