Entre os 1.274.003 habitantes que viviam em Guarulhos em áreas urbanas, em 2022, segundo o Censo realizado naquele ano pelo IBGE, 113.195 (8,8%) viviam em vias sem calçadas. Em 2010, no Censo anterior, a situação era pior: 10,26% dos moradores da cidade estavam nessa situação. Estes dados foram divulgados nesta quinta-feira (17) pelo IBGE, com informações sobre as características urbanísticas no entorno dos domicílios. Ou seja, as condições em que estão as ruas em que os brasileiros vivem.
Comparando os dados sobre Guarulhos com a situação nacional e de boa parte dos estados, a cidade está numa situação melhor na maioria dos quesitos pesquisados. Mas isso não significa que a infraestrutura urbana que temos é de boa qualidade. Vamos comparar os dados em relação às calçadas, por exemplo. Se em Guarulhos ainda há 8,8% dos moradores vivendo em ruas sem calçadas, no Brasil são 15,67% dos habitantes.
Mas você, que vive numa rua com calçada, está satisfeito com a qualidade do passeio? A calçada da sua rua facilita a caminhada ou tem muitos degraus ou obstáculos? Os dados do IBGE mostram que no Brasil, 65,2% dos moradores em áreas urbanas viviam em vias com obstáculos nas calçadas. Em Guarulhos, esse percentual, também no ano de 2022, era de 70,78%. Ou seja, temos mais ruas com calçadas, mas temos mais calçadas de pior qualidade.
Outro exemplo está citado no título desse texto. Em Guarulhos, 82,44% dos moradores em área urbana viviam em ruas em que não há rampas de acesso para cadeirantes em 2022. No Brasil, eram 68,65%. Ou seja, a situação na nossa cidade era bem pior.
As condições das ruas
Em Guarulhos, em 2022, 4,44% dos moradores em áreas urbanas viviam em ruas sem pavimentação (asfalto ou paralelepípedos). No Brasil, a situação é bem pior: 11,21%. Já em relação à existência de bocas de lobo ou bueiros nas ruas, 46,84% dos moradores em áreas urbanas de Guarulhos moravam em ruas sem esse tipo de equipamento, que é essencial para a qualidade de vida. No Brasil, o número é parecido: 46%. Ou seja, nos dois casos, quase metade da população vivendo em ruas sem bueiro ou boca de lobo.
Um bom número está na iluminação pública. O Censo 2022 identificou que só 2,27% dos brasileiros em áreas urbanas viviam em ruas sem iluminação pública. Em Guarulhos, 2.76%. Em compensação, em relação a vias sinalizadas para bicicleta (ciclofaixas ou ciclovias), só 1,91% dos brasileiros de áreas urbanas viviam em ruas nessa condição. Em Guarulhos, 1,53%.
E há um dado que, em tempos de mudanças climáticas, é assustador. Em 2022, 33,73% dos brasileiros em áreas urbanas viviam em ruas completamente sem árvores. Em Guarulhos, a situação era ainda pior: 39,47%.
Você pode conferir mais dados sobre a situação no Brasil e os destaques entre estados e municípios, positivos e negativos, no site do próprio IBGE. A cidade de Guarulhos não aparece em nenhum dos extremos. Mas nós buscamos colocar aqui alguns dos principais dados em relação à nossa cidade. Segundo o IBGE, o objetivo da pesquisa é justamente servir de base para que os administradores públicos façam o planejamento das cidades. Que assim seja e que o próximo Censo possa apresentar números melhores, que reflitam na qualidade de vida dos brasileiros. E dos moradores de Guarulhos.
Leia mais: 82% dos moradores em áreas urbanas de Guarulhos vivem em ruas sem rampa para cadeirantes