A AAPAH (Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico) reinaugura um Ponto de Cultura em Guarulhos neste sábado (10). O evento começa às 14h, com uma caminhada que sairá do Adamastor. Os participantes farão um passeio a partir da avenida Monteiro Lobato, passando por pontos turísticos e históricos da região central da cidade.
A caminhada seguirá por locais como a sede da Banda Lira de Guarulhos, o Fórum, a Escola Estadual Capistrano de Abreu, a Praça Getúlio Vargas, entre outros locais. A caminhada tem duração prevista de duas horas e terminará no novo Ponto de Cultura, localizado na rua José Maurício, 200 – Sala 21. Os participantes serão recebidos com café da tarde para a apresentação da nova sede.
As inscrições são gratuitas; basta preencher o formulário no link. O passeio será acompanhado por guia de turismo e historiador. Um certificado será entregue aos participantes.
Ponto de Cultura sobre Patrimônio Cultural em Guarulhos
O projeto prevê a educação para o patrimônio cultural por meio de passeios, exposições, programa de Youtube, publicações em redes sociais e artigos no portal aapah.org.br. A sede servirá para encontros, reuniões para organização dos projetos e a acolhida de parceiros.
O Ponto de Cultura AAPAH – Memória, Cidadania Patrimônio é mantido com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico foi contemplada por esse tipo de edital pela segunda vez. Outros passeios serão organizados durante o ano, todos serão gratuitos com infraestrutura de transporte e alimentação. Acompanhe as informações no portal e nas redes sociais da AAPAH.
O Ponto de Cultura AAPAH – Memória, Cidadania Patrimônio iniciou os trabalhos no último mês de abril, o primeiro artigo apresentado foi Vila Fátima e a Ditadura Militar – Caso Nego Sete. Outra iniciativa do Ponto de Cultura foi o vídeo curto, publicado no TikTok, sobre a história do Casarão José Maurício. A ação visa alcançar um público mais jovem acostumado com informações mais sucintas.
A AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio Cultural tem 15 anos de atuação em Guarulhos. A organização sem fins lucrativos trabalha para conservação dos patrimônios culturais – materiais e imateriais. Além de divulgar a história local e buscar inciativas de turismo cultural para a cidade.
LEIA TAMBÉM -> 60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos