ANAC, ministério e polícia apuram morte de cachorro em voo da Gol

Morte de Joca é investigada por diferentes órgãos e pode provocar mudança na lei sobre transporte de pets em aviões.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução

Publicado em 24/04/2024 às 11:57 / Leia em 5 minutos

O Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) investigam a morte do cachorro Joca, que sofreu parada cardiorrespiratória depois de ser enviado em um voo errado pela companhia Gol na segunda (22). De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, o governo já realizou uma reunião de emergência ainda na terça-feira (23), e a companhia aérea recebeu um ofício para prestar esclarecimentos sobre o caso. A empresa terá três dias para prestar esclarecimentos.

“Tomamos conhecimento da triste notícia da morte do cachorro Joca após um erro técnico num voo que deveria seguir de São Paulo para o Mato Grosso, e terminou indo parar em Fortaleza”, começou o ministro de Portos e Aeroportos, em post no Twitter/X.

“Ontem mesmo fizemos uma reunião de emergência com o presidente da ANAC, que já oficiou a companhia aérea Gol para prestar os devidos esclarecimentos. Não vamos admitir que episódios como esse voltem a se repetir. Desde já, gostaria de prestar toda minha solidariedade ao tutor de Joca, João Fantazzini, e dizer que estamos acompanhando de perto toda investigação”, escreveu o político, que prometeu ainda “iniciar um amplo debate com o Congresso Nacional e com a sociedade civil organizada para que possamos construir leis mais duras para coibir esse tipo de incidente”.

Além disso, a Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia do Meio Ambiente em Guarulhos, instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Joca. A mãe do tutor de Joca prestou depoimento, e o corpo do animal foi encaminhado a um hospital veterinário. Ele passou por exames de necrópsia e foi liberado.

Segundo a ANAC, “o transporte de animais de estimação e animais de assistência emocional, quando ofertado pelas empresas aéreas, implica na responsabilidade das próprias empresas desde o embarque até o recebimento dos animais”.

Gol suspende transporte de pets por 30 dias

Após a morte de Joca, a Gol decidiu suspender por 30 dias o transporte de cães e gatos em voos que a companhia opera. A suspensão começou nesta quarta (24) e vão até o dia 23 de maio. Segundo a companhia, os clientes que contrataram o serviço para o período poderão receber restituição total do valor, inclusive com o reembolso da passagem. Além disso, também dá para adiar a viagem sem custos para depois de 23 de maio, em voos até 31 de dezembro deste ano.

Entenda o caso

Joca, um cão da raça Golden Retriever de cinco anos de idade, morreu depois de ser despachado em um voo errado da Gol Linhas Aéreas na segunda-feira (22). O tutor, João Fantazzini, e o cachorro saíram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, tendo como destino o Aeroporto de Sinop, no Mato Grosso. No entanto, o animal foi despachado de forma errada para Fortaleza, no Ceará. No retorno para Guarulhos, Joca sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

A família é daqui de Guarulhos, mas o tutor João estava de mudança para a cidade de Sorriso, no Mato Grosso.

“Ele não estava com veterinário quando ele chegou, ele não tinha um veterinário em Fortaleza para saber se ele estava apto a pegar o voo de Fortaleza para Guarulhos. Me falaram que em Fortaleza não tinha veterinário e ele ficou na pista por volta de uma hora e meia, lá a sensação térmica estava em 36ºC. Imagina na pista.”

João Fantazzini, tutor de Joca, em entrevista à Globo

O que diz a Gol

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

PROJETO DE LEI

Câmara aprova reajuste de 2% para servidores de Guarulhos: veja como votaram os vereadores

AMIGOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AAPAH reinaugura Ponto de Cultura com caminhada turística no centro de Guarulhos

DATA ESPECIAL

Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo

Metrô em Guarulhos: Entenda o processo de licitação para as obras da Linha 19-Celeste

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)