Enquanto o trecho norte do Rodoanel Mário Covas está em construção nas cidades de Arujá, Guarulhos e São Paulo, o governo de São Paulo planeja tirar do papel melhorias em outros trechos da rodovia já em funcionamento. Na parte leste, existe uma promessa de começar ainda neste ano as obras do chamado Complexo Viário do Alto Tietê, com novas pistas, viadutos e acessos para aumentar a capacidade de tráfego e melhorar o trânsito nas regiões de Suzano e Poá.
Em abril, a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI) assinou um convênio com a Prefeitura de Suzano para fazer as intervenções necessárias à implantação da infraestrutura no trecho leste do Rodoanel Mário Covas (SP-021), administrado pela concessionária SPMar.
O projeto executivo inclui obras de novas saídas para o Rodoanel a partir da rodovia Henrique Eroles (SP-066), um viaduto com acesso para a avenida Brasil, em Suzano, e a remodelação da rotatória na entrada de Poá, onde também haverá um novo viaduto. O complexo viário terá uma via marginal externa com 1,5 km. A construção de uma passarela de pedestres e mudanças em vias municipais também fazem parte do projeto.
As novas alças farão conexão com a rua Norma Favale, a avenida Brasil, a avenida Paul Percy Harris e a rodovia João Afonso de Souza Castellano. Os acessos para Suzano e Poá serão tanto de entrada quanto de saída, nos dois sentidos do Rodoanel.

As obras, estimadas em cerca de R$ 1 bilhão, serão executadas pela SPMar. A promessa é que os trabalhos tenham início no segundo semestre de 2025. A partir do começo das intervenções, o prazo para a conclusão é de 24 meses.
Obras do Rodoanel Leste em Suzano
- Construção de uma nova alça na Avenida Brasil, que passará sobre a linha férrea para acesso direto ao Rodoanel.
- Adequações em vias locais serão realizadas para absorver o tráfego gerado pelo novo acesso.
- Implementação de uma nova passarela para pedestres.
- Construção de um novo viaduto na Avenida Brasil, que facilitará o deslocamento para a Rodovia Henrique Eroles (SP-66) e o acesso à Rua Dr. Prudente de Moraes.
- Complexo de alças fará conexão com a Rua Norma Favale, a Avenida Brasil, a Avenida Paul Percy Harris e a Rodovia Henrique Eroles (SP-66).
- Nova via paralela à Rua Norma Favale será criada para conectar as alças de entrada e saída.
- Requalificação de ruas como Jossei Toda, Norma Favale, Paul Percy Harris, e Tarquinio Favale, além da adequação do acesso da Rua Magnólia Carrara Braghiroli.
- Readequação da sinalização no viaduto Ryu Mizuno e na Avenida Jorge Bei Maluf, bem como a readequação do tráfego das Avenidas Rio de Janeiro e Armando Salles de Oliveira com a Rodovia Henrique Eroles.
Obras do Rodoanel Leste em Poá
- Remodelação completa da rotatória de acesso ao município.
- Construção de um novo viaduto que passará sobre a rotatória.
- Adequações das vias de acesso à rotatória e ao município.
Confira, a partir dos 2 minutos e 50 segundos do vídeo abaixo, a projeção de como vai ficar o Complexo Viário do Alto Tietê:
LEIA TAMBÉM: