O Zoológico de Guarulhos está com dois filhotes de onças-pintadas como moradores. A fêmea Nyara Mani e o macho Tupã Coré foram resgatados em março na cidade de Manicoré, no interior do Amazonas. Irmãos, os filhotes foram encontrados em uma área alagadiça por moradores locais, que aguardaram alguns dias para ver se a mãe voltava para buscá-los, o que não aconteceu. O Ibama, então, foi acionado.
“Os moradores locais agiram corretamente. Observaram durante alguns dias e viram que realmente a mão não estava voltando para cuidar dos filhotes e decidiram pegar para cuidar. A gente não sabe se a mãe foi morta ou se morreu de causas naturais”, explicou Rose Gasparini Morato, analista do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, o CENAP/ICMBio.
A declaração da especialista foi dada ao programa Domingo Espetacular, da Record, que esteve em Guarulhos com o jornalista Fábio Menegatti para fazer uma reportagem sobre a chegada das duas novas onças ao Zoológico.
Após o resgate, o Ibama entrou em contato com a Associação dos Zoológicos do Brasil, que, através do Plano de Manejo, escolheu o Zoológico de Guarulhos para receber os dois filhotes. Recentemente, a onça-pintada que vivia no Zoológico morreu por conta da idade avançada: Tiana tinha 17 anos.
A fêmea resgatada chegou com uma fratura na pata esquerda dianteira. Passou por uma cirurgia e colocou um pino. Ela e o irmão se alimentam mais de cinco vezes ao dia com leite para felinos, com substâncias próprias para filhotes desmamados muito cedo. Com cerca de três meses de idade, eles têm crescido rapidamente e já começaram a receber alimentação sólida. Quando adulta, uma onça-pintada pode chegar a 2,70m e pesar 150 kg.
A equipe técnica do Zoológico de Guarulhos, liderada por Jessica Paula Ribeiro da Silva, chefe de Seção Técnica, e Fernanda de Castro Magalhães, diretora do Departamento de Conservação da Biodiversidade, está empenhada em proporcionar o melhor ambiente para o desenvolvimento saudável dos filhotes. O Zoológico de Guarulhos tem um trabalho voltado para o cuidado com animais resgatados e preservação de espécies.

Após a reportagem do Domingo Espetacular, a prefeitura abriu uma votação para escolher o nome das duas onças-pintadas. O resultado foi divulgado na quarta-feira (2). Como forma de homenagear e manter viva a raiz dos recém-chegados, cada um recebeu uma parte do nome de sua cidade de origem, Manicoré.
- Nyara Mani – Nome da onça fêmea – De origem indígena, Nyara significa “senhora”, “dona” ou ainda “aquela que tem olhos brilhantes”. Um nome cheio de beleza e significado.
- Tupã Coré – Nome da onça macho – Na mitologia tupi-guarani, Tupã é o deus do trovão e criador de todas as coisas. Um nome forte, digno de um grande felino!
Por terem perdido a mãe muito cedo e saído de seu habitat natural, as duas onças-pintadas não devem voltar à natureza. Por enquanto, como são filhotes, elas são cuidadas em um espaço interno do zoológico, mas em breve passarão a ocupar um dos recintos do local.
O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França. Aberto de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h, com entrada até as 16h30. Entre as atrações, dois leões, jacaré, cobras, macacos, araras e muito mais. São mais de 400 espécies. O parque conta com estacionamento gratuito, lanchonete, área para piquenique e parque infantil. A entrada é de graça.