Vai ter greve de ônibus em São Paulo na quarta-feira, mas em Guarulhos não

Greve confirmada pelo Sindimotoristas afeta somente a capital paulista. NÃO vai ter paralisação aqui em Guarulhos. Entenda a situação na reportagem.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 02/07/2024 às 19:58 / Leia em 3 minutos

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo confirmou que vai ter greve de ônibus na capital paulista nesta quarta-feira (3), a partir da meia-noite. A categoria diz que não houve avanço nas negociações de reajuste salarial. Nesta terça-feira (2), a Justiça do Trabalho determinou que, durante a paralisação, os motoristas e cobradores de ônibus devem garantir 100% do efetivo nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e no mínimo 50% nos demais períodos.

Essas decisões judiciais, no entanto, nem sempre são respeitadas. A dica é: antes de sair de casa na quarta (3), confira o noticiário ao vivo na TV e no rádio para entender como está a situação de momento, pois existe um grande risco de o seu ônibus não passar. Também vale a pena acompanhar os horários nos aplicativos de mobilidade.

De acordo com a decisão Tribunal Regional do Trabalho, se a decisão não for cumprida será aplicada multa diária de R$ 100 mil ao sindicato da categoria (Sindimotoristas) e ao sindicato das empresas de transporte coletivo (SPUrbanuss). “Os trabalhadores não devem impossibilitar ou criar obstáculos às saídas dos ônibus das garagens, à circulação e ao acesso pelos passageiros. As empresas de transporte coletivo devem disponibilizar os veículos para a prestação dos serviços”, diz a Justiça.

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos com placas finais 5 e 6, que originalmente não poderiam circular das 7h às 10h e das 17h às 20h.

E vai ter greve de ônibus em Guarulhos?

Não, não vai ter greve de ônibus em Guarulhos nesta quarta-feira (3). A paralisação em São Paulo não afeta diretamente as linhas que circulam aqui na cidade, nem mesmo os ônibus da EMTU, pois os sindicatos são diferentes. Aqui na cidade, a operação deve ficar normal.

No entanto, o que pode ficar mais complicado é o trânsito para quem circula na capital. Afinal, vai ter mais gente saindo de carro de casa. Além disso, os preços de veículos por aplicativo também podem ficar mais salgados ao longo do dia.

O que o sindicato pede?

O sindicato que representa os funcionários de transporte rodoviário de São Paulo pede reajuste salarial de 3,69% pelo IPCA-IBGE mais 5% de aumento real, além de reposição das perdas de 2,46% desde 2020. Ainda há reinvidicações em relação aos benefícios, como qualidade da cesta básica, vale refeição, seguro de vida e convênios. A Prefeitura de São Paulo e a SPTrans são responsáveis pela negociação.


Receba notícias de Guarulhos em primeira mão no seu WhatsApp. Entre no grupo do Guarulhos Todo Dia. É 100% gratuito! Acesse neste link.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

EMPREGO SOBRANDO

Sobram vagas, faltam trabalhadores: supermercados de Guarulhos enfrentam apagão de mão de obra

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado