O preço da comida pesa no bolso. É comum ver frutas, verduras e legumes entre os “vilões” da inflação. Isso porque os preços variam muito durante o ano. Sobem e descem, às vezes bem mais do que se espera, especialmente quando o clima nas plantações não é o ideal. E quanto menor a renda da família, mais o preço dos alimentos faz diferença no orçamento doméstico. Por isso, saber o que está com preço em baixa vale muito apena e ajuda a poupar uns bons trocados.
É do Ceagesp, em São Paulo, que vem boa parte das frutas, legumes e verduras que compramos nas feiras e mercados de Guarulhos. Por isso, saber o movimento de preços por lá pode ser uma ferramenta importante para a economia de uma família. E para te ajudar a fazer as suas escolhas, o GTD vai divulgar essas informações do Ceagesp por aqui, toda semana.
Segundo a Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) do Ceagesp, o grande destaque da semana é o Almeirão Pão de Açúcar, vendido lá, no atacado, a R$ 2,32 o maço. No ano passado, nessa mesma época, o preço era R$ 2,88. Ou seja, uma queda de quase 20% no ano (19,7%) e de 1,7% na comparação com a semana passada. Salada de agrião é, portanto, uma boa opção para a saúde do seu bolso. E para sua saúde também. O almeirão tem duas vezes e meia mais fibras que o alface, por exemplo. E é rico em cálcio, magnésio, fósforo, ferro e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
E o almeirão Pão de Açúcar não está sozinho na lista dos produtos com tendência de baixa nos preços e em bom momento para compra, segundo o Ceagesp: Abacate quintal, caqui rama forte, limão taiti, mamão Formosa, pera Williams, tangerina ponkan, abóbora moranga, abóbora paulista, batata-doce rosada, batata yakon, berinjela, chuchu, inhame, mandioca, pepino caipira, pepino comum, acelga, alface crespa, alface romana, almeirão Pão de Açúcar, cogumelo hiratake, escarola, milho verde, moyashi, manjericão e pinhão.
Estes são os produtos com tendência estável, que você pode avaliar se deve ou não comprar: Abacate fortuna, abacaxi pérola, banana nanica, carambola, coco verde, figo roxo, goiaba vermelha, goiaba branca, lima-da-pérsia, laranja lima, melancia, mexerica Rio, tangerina cravo, uva niágara, abobrinha brasileira, abobrinha italiana, maxixe, pimentão verde, tomate Sweet Grape, alface lisa, brócolos ninja, cebolinha, catalonha, palmito e coco seco.
E aqui aqueles que, para o Ceagesp, não estão em momento bom para compra. Mas que você pode decidir se precisa comprar agora, mesmo com preços maiores: Banana prata, laranja pera, mamão papaia, manga Tommy, manga Palmer, maracujá azedo, melão amarelo, uva Thompson, abóbora japonesa, abóbora seca, cenoura, mandioquinha, pimentão amarelo, pimentão vermelho, pepino japonês, tomate Carmem, tomate Pizzad’oro, agrião comum, brócolos, alface americana, coentro, couve manteiga, couve-flor, rabanete, repolho verde, repolho roxo, salsa, batata lavada, alho nacional, cebola nacional, batata asterix e ovos brancos.
Essa lista é válida para a semana de 8 a 12 de abril, no Ceagesp. Lembrando que ali a venda é no atacado. Mas a lógica é que os preços na feira ou no mercado, que são varejo, sigam as mesmas tendências. Se você quiser acompanhar a variação dos preços mais de perto, esta é a página com as “Dicas da Semana” do Ceagesp em São Paulo.
Boas escolhas pra você!
Leia também: Está mais caro comer um PF em São Paulo