O Guarulhos Todo Dia enviou cinco perguntas iguais para os seis candidatos a prefeito de Guarulhos nas eleições 2024. Márcio Nakashima (PDT) teria suas respostas publicadas nesta quarta-feira (18), mas ele não enviou nem texto nem vídeo. Em respeito aos nossos leitores, consultamos o plano de governo registrado na Justiça Eleitoral e reproduziremos os projetos do candidato para as perguntas que enviamos. Se não houver resposta específica ao tema no plano de governo, isso será colocado no texto.
Trânsito
GTD – O guarulhense tem sofrido muito no trânsito. Diariamente, nós temos relatos de pessoas perdendo horas paradas nos congestionamentos dentro da cidade, em diferentes bairros e horários do dia. O que a sua gestão vai fazer de obras para corrigir esse problema? O que vai ser construído e modificado nos seus quatro anos de mandato para melhorar o trânsito em Guarulhos?
Plano de governo de Márcio Nakashima – Não cita especificamente quais obras serão feitas, mas tem como propostas “aprimorar a estrutura do sistema viário, pensando em novas alternativas para desafogar
o trânsito, principalmente nos horários de pico” e “investir em obras viárias para acessibilidade e melhoria da mobilidade urbana”.
Urbanismo
GTD – Guarulhos tem presenciado um boom imobiliário nos últimos anos, com a construção de empreendimentos gigantescos em bairros que, muitas vezes, não têm estrutura viária para dar conta do aumento de circulação de veículos causado por esses novos empreendimentos. A impressão que fica é que o processo de verticalização urbana não está sendo feito da forma correta. É possível corrigir isso em um mandato? Qual o seu projeto urbanístico para a cidade?
Plano de governo de Márcio Nakashima – Não trata especificamente sobre verticalização da cidade nem sobre mudanças no Plano Diretor. No tópico sobre Habitação, cita que pretende “Investir em Urbanização, acessibilidade e mobilidade urbana sustentável”.
Transporte Público
GTD – O guarulhense espera há anos a chegada do Metrô. O governo estadual tem dois projetos para a cidade: a extensão da Linha 2-Verde e a Linha 19-Celeste. Também tem a extensão da CPTM. O que você, como prefeito, vai fazer para acelerar a realização dessas obras na cidade? Além disso, quais as suas principais propostas para melhorar o transporte nos ônibus municipais?
Plano de governo de Márcio Nakashima – “Nossa gestão dialogará com os governos Federal e Estadual sobre investimentos para construção de novos terminais de ônibus e sobre a efetiva chegada de linhas do Metrô e trens em Guarulhos, medidas que contribuirão para incentivar novas empresas a se estabelecerem na cidade e fará a população depender cada vez menos do transporte urbano coletivo e veicular. Entendemos que transporte público e de qualidade é peça fundamental para a segurança e qualidade de vida dos trabalhadores de nossa cidade e por isso nossa gestão se empenhará na promoção de mudanças com soluções reais”. Na sequência, cita propostas como:
- Modernização da Frota e Criação de novos modais;
- Acompanhar as tratativas com o governo do estado sobre o metrô de Guarulhos e adotar com celeridade as medidas que forem cabíveis à prefeitura;
- Readequar as paradas de ônibus e criar pontos extraordinárias de parada para mulheres em horários específicos.
Saúde
GTD – O governo federal, via Novo PAC, anunciou a liberação de R$ 43 milhões para Guarulhos construir uma policlínica e duas UBSs. Já o governo estadual repassou R$ 40 milhões para a prefeitura terminar o Hospital da Mulher e concluir o Hospital Pimentas-Bonsucesso. Se eleito, você se compromete a entregar essas obras? Como você pretende melhorar o atendimento da população nas unidades de responsabilidade da prefeitura?
Plano de governo de Márcio Nakashima – Não prevê a construção de hospitais em seu plano de governo, mas disse em entrevista ao Bom Dia São Paulo que criará um novo hospital municipal no centro de Guarulhos. Também prometeu entregar o Hospital da Mulher e o Hospital do Servidor Público. Não cita a conclusão do Hospital Pimentas-Bonsucesso, que tem andares inacabados há 18 anos.
IPTU
GTD – Uma das bandeiras da atual gestão é ter o IPTU congelado desde 2017. É possível manter o IPTU congelado por mais quatro anos? Como será a sua gestão em relação aos impostos?
Plano de governo de Márcio Nakashima – Não cita o IPTU.
LEIA TAMBÉM: