O governador Tarcísio de Freitas, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram em cena na última semana de campanha para a Prefeitura de Guarulhos. Os políticos populares tentam melhorar a situação de seus apadrinhados políticos na cidade e assegurar uma vaga para os respectivos protegidos no segundo turno. Alencar Santana (PT), em quarto lugar nas pesquisas eleitorais, divulgou no último sábado (28) um vídeo de Lula pedindo votos para ele.
Nesta terça-feira (1º), Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos) conseguiu reunir Bolsonaro e Tarcísio em um hotel em Guarulhos para gravar materiais o apoiando. O ex-presidente, que é do PL, havia feito um apoio tímido ao deputado estadual durante a convenção partidária. Dessa vez, ele apareceu em vídeos e entrevistas falando o número de Xerife e pedindo votos.
Lucas Sanches, candidato do PL em Guarulhos e principal rival de Jorge Wilson por uma “vaga da direita” no segundo turno, não recebeu o endosso do ex-presidente, mas tem ao seu lado Valdemar Costa Neto, presidente da sigla.
O governador de São Paulo está desde o início bastante envolvido na campanha do Xerife, fazendo vídeos regularmente falando que apoia o deputado estadual do Republicanos. Atual prefeito, Guti também está ao lado do deputado. Hoje, depois do encontro com Bolsonaro no hotel, Jorge Wilson, Guti e Tarcísio foram fazer uma caminhada pelo calçadão da Dom Pedro II, no centro de Guarulhos. Também visitaram a Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz.
Líder em todas as pesquisas divulgadas até o momento, o ex-petista Elói Pietá (Solidariedade) não recebeu apoio público de nenhuma grande liderança fora de seu partido. O ex-prefeito chegou a acenar para Lula durante uma entrevista, mas o presidente obviamente reforçou o pedido de votos ao petista Alencar. Lula não veio a Guarulhos fazer campanha com Alencar, mas enviou três importantes ministros, Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda) e Nísia Trindade (Saúde), para participar de ações com o deputado federal.
Elói também tem dito que terá, caso eleito, uma boa relação com governo estadual por causa de sua vice, Fran Corrêa (MDB) –o marido da empresária, Eli Corrêa Filho, é secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Tarcísio de Freitas.