Depois de se classificar pela segunda vez na história para a semifinal da Superliga Masculina, o Vedacit Vôlei Guarulhos precisou dar uma notícia nada agradável para a torcida da cidade. Nessa fase, não vai ser possível jogar no Ginásio da Ponte Grande, a casa da equipe durante toda a atual temporada. Reconhecida como um caldeirão por deixar os torcedores bem próximos à quadra, a arena não tem a capacidade de 2 mil lugares exigida pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) para a semifinal. Por isso, o mando do Vedacit foi transferido para a cidade de São José dos Campos.
O time guarulhense entrou numa sinuca de bico por causa da atual situação dos ginásios do município. No site oficial da Superliga Masculina de Vôlei, a capacidade do Ginásio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande, é de 1.200 pessoas, mas costuma receber mais ou menos metade disso. De qualquer forma, não atende ao requisito.
Outra opção seria o CEU Jardim Cumbica, onde, inclusive, o Vedacit Guarulhos disputou a semifinal em 2022. O ginásio do local pode receber até 2.500 torcedores, porém não tem o AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros) atualizado, conforme consulta feita pelo Guarulhos Todo Dia exibida no print abaixo:
Por outro lado, o Ginásio da Ponte da Grande tem o AVCB vigente, mas não tem a capacidade mínima exigida.
A escolha mais óbvia seria o Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu, o Thomeozão, que recebia até 7 mil pessoas por evento esportivo. No entanto, o local está fechado e em estado de degradação há anos. Em breve, a Prefeitura de Guarulhos deve finalizar o processo de licitação para começar a obra de recuperação. A promessa é de reabrir o local até o final deste ano.
E agora, onde o Vedacit Vôlei vai jogar a semifinal da Superliga?
Por causa de toda essa situação em Guarulhos e das regras da Superliga Masculina de Vôlei, o Vedacit escolheu a Farma Conde Arena, em São José dos Campos, para disputar a série melhor de três da semifinal. O local fica a cerca de 80 quilômetros de distância do Ginásio da Ponte Grande, com acesso tanto pela Dutra quanto pela Ayrton Senna.
O primeiro jogo entre Vedacit Vôlei Guarulhos e Vôlei Renata Campinas acontece neste sábado (13), com mando da equipe guarulhense, que tem a melhor campanha na competição. O duelo começa às 21h (horário de Brasília), com transmissão do SporTV 2. Os ingressos custam R$ 40 e podem ser comprados no site da Sympla, neste link. A Farma Conde Arena tem capacidade para 5 mil pessoas.
O segundo jogo de volta ocorre na quinta-feira (18), em Campinas. Se houver em empate nos dois primeiros confrontos, o terceiro duelo terá mando de Guarulhos novamente.
A torcida guarulhense tem se organizado para tentar apoiar o time e, nos comentários do Instagram, tem organizado caravanas para lotar o ginásio de São José dos Campos. No entanto, a mudança gerou protestos e lamentações dos torcedores nas redes sociais.
“Todos os jogos foram aqui, inclusive a final do Paulista. A gente acompanha toda a Superliga, mas chega a semifinal e mandam o jogo para São José, a 80 quilômetros, às 21h! Total falta de respeito com os torcedores!”, escreveu um internauta no Instagram. “Nossa, gente. Não acredito nisso! Depois da torcida acompanhar o time o campeonato inteiro? Não acho justo. Até entendo por conta do tamanho, mas justo agora?”, indagou outra.
Caso Guarulhos chegue até a final pela primeira vez na história, não haverá esse problema de ginásio, pois será em jogo único. A decisão da Superliga Masculina de Vôlei acontece no dia 28 de abril, no ginásio Geraldão, em Recife.