Quarto colocado no primeiro turno das eleições municipais em Guarulhos, Alencar Santana (PT) declarou nesta quarta-feira (9) que vai votar no ex-companheiro de partido, Elói Pietá (Solidariedade), no segundo turno. O apoio do deputado federal não era tão óbvio quanto se imagina, pois Alencar foi quem mais criticou o ex-prefeito durante a campanha –mesmo no vídeo de apoio divulgado hoje, o petista fez questão de criticar a vice de Elói, Fran Corrêa (MDB). O petista indicou que votará contra Lucas Sanches (PL).
“No próximo dia 27 de outubro, eu não poderei votar no 13. Não poderei votar no PT, mas o fato de eu não ter uma chapa puramente progressista nesse segundo turno não pode me fazer esquecer da minha responsabilidade histórica, de uma responsabilidade com a democracia, com a justiça e com o povo trabalhador, mas acima de tudo uma responsabilidade com Guarulhos”, começou Alencar Santana.
O político explicou que não pode esquecer dos motivos de sua luta. “Lucas [Sanches] representa o pior do bolsonarismo. A violência, a mentira, o ódio, o machismo, o preconceito e a homofobia. Ele representa tudo o que não quero para a minha cidade, tudo contra o qual eu lutei a minha vida inteira como petista, desde a minha adolescência”, disse.
Alencar falou que, na candidatura de Elói Pietá, também tem “pessoas com valores antagônicos aos da classe trabalhadora, incluindo uma vice que deve milhões e IPTU a Guarulhos. Aliás, ela deve um esclarecimento público”. O deputado federal reforçou que não pode se esconder nem deixar de tomar partido nas eleições da cidade.
“Por isso, eu declaro publicamente que meu voto será contra o 22. Votarei no ex-prefeito Elói Pietá. Logicamente, vou cobrá-lo, que ele siga os princípios do partido que um dia foi dele, caso ele venha vencer a eleição. Mais uma vez, no dia 27 de outubro votarei contra o bolsonarismo, contra o 22 e tudo aquilo que ele representa”.
Alencar Santana, candidato do PT à prefeitura de Guarulhos, derrotado no primeiro turno
Após receber 62.031 votos no primeiro turno, Alencar Santana (PT) ficou em quarto lugar nas eleições de Guarulhos, com 9,67%. Lucas Sanches terminou o primeiro turno na liderança em Guarulhos, sendo a escolha de 33,25% dos eleitores. O candidato do PL recebeu 213.212 votos. Já Elói Pietá ficou com 29,81% e 191.188 votos.
Jorge Wilson Xerife (Republicanos) teve 20,12% (129.026 votos), Márcio Nakashima registrou 6,55% (42.034 votos) e Waldomiro Ramos recebeu 0,59% (3.801 votos). Os outros três derrotados no primeiro turno ainda não declararam apoio a nenhum dos candidatos.
- LEIA TAMBÉM -> Saiba o salário e o que faz um vereador em Guarulhos