Após fazer campanha para Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Rebuplicanos) no primeiro turno, Guti decidiu não apoiar nenhum dos concorrentes que chegaram ao segundo turno. O prefeito não pediu votos nem para Lucas Sanches (PL) nem para Elói Pietá (Solidariedade). Na semana passada, ele postou um vídeo falando que não daria o seu voto para a esquerda, o que muitos entenderam como um aceno ao candidato do PL. No entanto, nessa mesma publicação, ele afirmou que o vereador é uma “pseudodireita”.
Partido de Guti, o PSD embarcou com tudo na campanha de Lucas Sanches, mas tanto o prefeito quanto o candidato Xerife do Consumidor mantiveram um posicionamento neutro. No primeiro turno, a base aliada de Guti fez duras críticas a Sanches. Nos últimos anos, o vereador atuou como oposição ao prefeito dentro da Câmara Municipal. Já Pietá foi rival do atual prefeito nas eleições de 2016 e 2020.
“A galera tá me perguntando o que fazer no segundo turno. Primeiro, eu não sou dono do voto de ninguém. Esse negócio de curral eleitoral é negócio da velha política. Eu tenho o meu voto e cada um vota da forma adequada que acha que tem que votar. Agora, eu tenho uma certeza: esquerda nem pensar”, disse Guti, em vídeo publicado no Instagram no último dia 17.
“Sempre combati a esquerda e vou continuar combatendo. Quando a gente tirou o PT do poder, eles tinham 7 vereadores. Eu tô saindo daqui [da prefeitura] e eles só têm três vereadores, ou seja, a gente está diminuindo a esquerda na cidade e o objetivo tá sendo concretizado. Do outro lado também tem uma pseudodireita, que não divide os mesmos valores do que eu. Enfim, gente, agora é você e a urna. Quero deixar claro que vou fazer a melhor transição de todas.”
Apoios estaduais e nacionais
Já o governador Tarcísio de Freitas, principal apoiador de Jorge Wilson, decidiu pedir votos para Lucas Sanches no turno decisivo em Guarulhos e disse que, se eleito, o candidato do PL terá total acesso ao gabinete do executivo estadual.
Guti está tão pouco engajado nas eleições do segundo turno aqui na cidade que chegou a publicar um vídeo ao lado de Tarcísio pedindo votos para Ricardo Nunes na capital. O fato de o atual prefeito ficar “em cima do muro” agora indica que ele vê Lucas Sanches como um potencial adversário em eleições futuras.
Do outro lado, Elói Pietá recebeu o apoio público de outras importantes lideranças políticas, como o ex-governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin, do secretário de governo estadual e ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (presidente do PSD, partido de Guti) e da deputada federal Tabata Amaral.
LEIA TAMBÉM -> Última pesquisa Real Time Big Data Guarulhos: Sanches tem 59% e Pietá 41% dos votos válidos