O People Mover, Aeromóvel ou simplesmente o trem gratuito que vai ligar o GRU Airport à estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM, está com as obras em fase final. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2024, ou seja, até junho. O Guarulhos Todo Dia teve acesso à plataforma de embarque e desembarque do Terminal 1, onde está parado o primeiro dos três veículos que farão parte da operação. Assista ao vídeo abaixo e entenda como vai funcionar o People Mover:
Hoje o transfer é de ônibus
Atualmente, quem desembarca na estação Aeroporto-Guarulhos, na linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos. Uma das linhas de transfer leva aos terminais 1 e 3 do GRU Airport. Já a outra vai direto ao Terminal 2. O transporte também é bastante usado por funcionários do aeroporto. Veja o mapa do caminho dos ônibus abaixo:
People Mover Guarulhos deve ser liberado até junho de 2024
A partir da inauguração do sistema People Mover Guarulhos, prevista para junho de 2024, será o Aeromóvel que fará esse transfer. Até 4 mil passageiros por hora poderão ser transportados pelos trens, que sairão a cada seis minutos. No entanto, a liberação da operação acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total.
Entenda como vai funcionar o aeromóvel
Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos. Esse mesmo tipo de composição já funciona no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
A obra começou em 2022 e teve um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos. O People Mover Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva.
Os trens, com tecnologia brasileira da empresa Aerom, são movidos a ar e operados de forma automatizada por uma central de comando. A Marcopolo Rail é a responsável pelo encarroçamento. A sustentação acontece graças a vigas de concreto vazadas, que criam um duto de ar comprimido e sobre as quais os trilhos estão apoiados. Cada veículo tem uma espécie de mastro conectado a uma placa de propulsão, localizada dentro do duto. Tem emissão zero.
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