A informação que a Via Dutra (BR-116) passará a cobrar pedágio para quem circula no trecho de Guarulhos da rodovia a partir de 2025 tem deixado confusos moradores e motoristas que trafegam pela cidade. A notícia da instalação do free flow não é exatamente nova –é algo que se sabe desde 2021, quando a CCR RioSP venceu o leilão organizado pelo governo federal, então comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, para assumir a nova concessão da estrada. A novidade é que os pórticos que serão usados para fazer a cobrança começaram a ser instalados, em meio às obras previstas para terminarem no primeiro trimestre do ano que vem.
Qual será o valor? A cobrança será para todos? Como vai ficar o trânsito? Essas são algumas perguntas que o guarulhense passou a se fazer nos últimos dias, depois de o canal Bueno Drone publicar no YouTube um vídeo mostrando os primeiros pórticos do free flow prontos para entrarem em funcionamento.
Pois bem, aqui neste texto o Guarulhos Todo Dia vai te explicar tudo o que se sabe até agora sobre as cobranças de pedágio na Dutra.
Em qual lugar vai ficar o pedágio na Dutra em Guarulhos?
Não haverá uma praça de pedágio tradicional em Guarulhos. A CCR RioSP está instalando 21 pórticos de free flow num trecho de 25 quilômetros em ambos os sentidos. Os “radares” de cobrança ficarão somente nas PISTAS EXPRESSAS, de São Paulo (km 230) até Arujá (km 205). Quem usar a pista local da Dutra continuará sem pagar pedágio. Os equipamentos ficarão nas novas entradas e saídas das pistas marginais para as expressas.
Como vai ser feita a cobrança?
A CCR RioSP vai usar o sistema free flow, que faz a cobrança pela placa do veículo. O cliente passa por um pórtico que tem um sistema de identificação e ali os sensores já registram data e hora da passagem, além de todas as características do veículo necessárias para a cobrança.
Os carros que possuem tags ou adesivos de pagamento, como Sem Parar e ConectCar, recebem a cobrança automaticamente. Já para os veículos que não possuem essa tecnologia, o free flow identifica a placa e gera a tarifa em cerca de 48 horas. Com a cobrança gerada, o motorista tem até 30 dias corridos, a partir da data da passagem, para entrar em contato com a concessionária e efetuar o pagamento.
A CCR RioSP já disponibiliza o pagamento através do WhatsApp. Além disso, tem a opção do APP CCR Rodovias, que te envia um SMS sempre que seu veículo passa pelo free flow, te lembrando do pagamento.
E se não pagar?
Quem não paga dentro do prazo sofre uma multa por evasão de pedágio, considerada uma infração grave de trânsito, com penalidade de R$ 195,23 e adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
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Quanto vai custar o free flow na Dutra?
O valor da tarifa do free flow ainda não foi definido. O formato da cobrança está em discussão entre a CCR RioSP e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Existe a possibilidade de a cobrança ser dinâmica, ou seja, variar de acordo com o trânsito na Dutra, e também de ser calculada de acordo com o trecho usado –por exemplo: o motorista que usou a expressa de Arujá a São Paulo pode pagar mais do que o motorista que usou a expressa somente da Fernão Dias até São Paulo.
Quando começa a cobrança do free flow na Dutra?
Depois que todas as obras da Dutra no trecho Guarulhos terminarem. As obras em andamento atualmente têm um custo de cerca de R$ 1,4 bilhão e incluem novas pistas marginais, ampliação das pistas expressas, além de novos viadutos na região da Hélio Smidt (em direção ao Aeroporto de Guarulhos), Fernão Dias e Tatuapé. Passarelas, o Trevo do Jacu Pêssego e o Trevo de Bonsucesso já foram entregues. A previsão é que tudo fique pronto entre fevereiro e março de 2025.
O pedágio em Arujá vai continuar existindo?
Sim. O pedágio na Via Dutra que fica praticamente na divisa de Arujá e Guarulhos continuará em funcionamento normal, ou seja, quem sair de São Paulo e cruzar Guarulhos pela pista expressa em direção ao interior terá que pagar pelo free flow e pelo pedágio em Arujá, que atualmente custa R$ 4,40 para veículos convencionais.
O que diz a CCR RioSP sobre o free flow
“O conceito de free flow na região metropolitana de São Paulo refere-se a um sistema de gestão de tráfego que permite aos motoristas escolherem entre a pista expressa ou a pista marginal, dependendo das condições de trânsito. Esse sistema visa otimizar o fluxo de veículos, oferecendo uma alternativa mais rápida e eficiente de deslocamento, ao mesmo tempo em que reduz congestionamentos e melhora a mobilidade urbana”, afirma a concessionária CCR RioSP, em nota ao jornal Folha de S. Paulo.
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