As companhias aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul viram a pontuação de seus serviços piorar em 2024. É o que aponta o ranking internacional AirHelp Score 2024, divulgado nesta terça-feira (3). De acordo com o levantamento elaborado a partir da avaliação de passageiros, a Latam Airlines saiu do quinto lugar em 2022 (não apareceu na relação do ano passado) para o 23º lugar neste ano. Pelo segundo ano consecutivo, Gol e Azul perderam posições no ranking.
A Gol caiu dez posições, saindo do 68º lugar para 78º em 2024. Já a Azul apresentou a maior queda na comparação com 2023, passando do 47º lugar para 83º neste ano.
A companhia aérea belga Brussels Airlines foi eleita a melhor do mundo na avaliação dos passageiros, desbancando a Qatar Airways, que figurou em primeiro lugar no ranking por dois anos consecutivos. A empresa alcançou 8,12 como nota final, destacando-se pelo processamento de reclamações (8,7), opinião do cliente (7,9) e pontualidade (7,8).
Nesta edição foram listadas 109 companhias aéreas de 54 países, avaliadas por 19,8 mil usuários de 54. A pesquisa, realizada de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2024, foi estruturada em três temas centrais:
- pontualidade dos voos;
- qualidade do serviço das companhias aéreas;
- e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.
Maiores problemas das aéreas brasileiras
Entre as empresas aéreas nacionais, o maior problema é a forma que tratam as reclamações recebidas dos passageiros. A Latam Airlines (23ª posição), por exemplo, ficou bem avaliada no desempenho pontual (8,3) e na qualidade dos serviços (8,1), mas obteve 5,0 para processamento de reclamações, atingindo 7,16 como nota final.
A Gol (78ª posição) foi a melhor brasileira em pontualidade, com nota 8,4. Fechou com 7,8 para serviço, mas com apenas 0,1 em relação ao atendimento de reclamações de usuários, alcançando pontuação final de 5,44. A Azul (83ª posição) obteve 8,2 para serviço; 7,7 para pontualidade e somente 0,1 para processamento de reivindicações, chegando a 5,32 como pontuação final.
“Os resultados do ranking reforçam a insatisfação dos usuários de companhias aéreas nacionais, especialmente no que diz respeito à resolução de reclamações sobre problemas nos serviços prestados pelas empresas. É um alerta para que as companhias se atentem e busquem soluções para oferecer melhores serviços”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros que tiveram problemas com voos cancelados e atrasados.
Melhores companhias aéreas do mundo, segundo os passageiros
LEIA TAMBÉM -> Hotéis dentro do Aeroporto de Guarulhos: vale a pena o preço da diária?