Aeroporto de Guarulhos bateu recorde de passageiros em 2024, mas também enfrentou problemas com a Anac

Aeroporto registrou o maior número de passageiros de sua história, mas também enfrentou proibição no aumento da frequência de voos

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

GRU Airport/Divulgação

Publicado em 03/01/2025 às 12:31 / Leia em 3 minutos

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em 2024 o maior número de passageiros transportados. No total, 43 milhões e seiscentos mil viajantes passaram pelo GRU Airport neste ano. O número é maior do que os 42 milhões registrados em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

Durante o ano, a média foi de 119 mil passageiros por dia. A média de voos ficou em 820 por dia, para mais de cem destinos nacionais e internacionais.

Só no mês de dezembro, o aeroporto do Brasil com maior movimento recebeu 3,9 milhões de passageiros, em 22.300 operações de pousos e decolagens. Para os guarulhenses que moram perto das rotas de subida e descida, esses números se refletem no som quase sem intervalo dos jatos no céu da cidade.

O movimento de passageiros foi 8% maior em dezembro do que na média dos outros meses do ano. O destino nacional mais procurado nestas viagens de fim de ano foi Recife, seguido de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Para fora do país, os três destinos com maior número de viajantes foram, pela ordem, Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Miami (Estados Unidos).

Restrição na frequência de voos

Apesar dos números positivos no fechamento do ano, a administração do aeroporto enfrentou problemas em 2024. Em junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a ampliação da frequência de voos. A GRU Airport, administradora do aeroporto, teve que operar no limite de 2.714 voos por semana.

A medida foi adotada por problemas que poderiam afetar a segurança dos aviões nos pátios. Segundo a portaria da Anac que determinou a restrição, a administradora do aeroporto foi notificada e autuada em duas inspeções, mas não adotou as medidas necessárias. Entre os problemas,, estavam falhas na manutenção da sinalização horizontal em pátios e falhas na manutenção dos circuitos de sinalização luminosa.

A medida da Anac dava prazo de 60 dias para solução dos problemas, mas ainda no mês de junho a restrição foi suspensa. Segundo a Anac anunciou na época, a concessionária do aeroporto fez as correções de vários problemas apontados e já tinha iniciado a correção de outros. A agência informou que houve aumento na quantidade de fiscais de pátio, foram comprados novos veículos e equipamentos de sinalização e foi feito um treinamento adicional para condutores e pessoal de solo.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ATUALIZAÇÃO

Obras do Rodoanel Norte: veja como está o túnel que desabou em Guarulhos há mais de 10 anos

Globo de Ouro na cidade

“Ainda Estou Aqui”: onde assistir ao filme, em Guarulhos, que garantiu o Globo de Ouro para Fernanda Torres

CONFIRA A AGENDA

Sesc Verão 2025: Guarulhos recebe Carol Santiago, Flavia Saraiva, Zanetti e atletas olímpicos

QUAL A CAUSA?

Litoral paulista tem 38 praias impróprias para banho; Guarujá registra surto de virose

GTD Saúde

Come demais nas ceias? Como prevenir ou tratar os exageros da comilança no fim de ano

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80

INFORMAÇÃO

Rodízio de veículos em São Paulo está suspenso até 10 de janeiro de 2025

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano

CORRIDA PELO PANETTONE

As enormes filas na loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos

PRATELEIRAS VAZIAS

Os últimos dias de funcionamento do Carrefour Center Norte

TÚNEL DO TEMPO

O Cine República e as antigas salas de cinema de Guarulhos