People Mover de Guarulhos: Como funciona aeromóvel que liga o aeroporto à CPTM

O Guarulhos Todo Dia teve acesso à plataforma de embarque e desembarque do People Mover, que está previsto para entrar em operação no Aeroporto de Guarulhos a partir de junho de 2024. Assista ao vídeo.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Guarulhos Todo Dia

Publicado em 14/04/2024 às 17:16 / Leia em 3 minutos

O People Mover, Aeromóvel ou simplesmente o trem gratuito que vai ligar o GRU Airport à estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM, está com as obras em fase final. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2024, ou seja, até junho. O Guarulhos Todo Dia teve acesso à plataforma de embarque e desembarque do Terminal 1, onde está parado o primeiro dos três veículos que farão parte da operação. Assista ao vídeo abaixo e entenda como vai funcionar o People Mover:

Hoje o transfer é de ônibus

Atualmente, quem desembarca na estação Aeroporto-Guarulhos, na linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos. Uma das linhas de transfer leva aos terminais 1 e 3 do GRU Airport. Já a outra vai direto ao Terminal 2. O transporte também é bastante usado por funcionários do aeroporto. Veja o mapa do caminho dos ônibus abaixo:

Mapa dos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos, com o percurso do ônibus

People Mover Guarulhos deve ser liberado até junho de 2024

A partir da inauguração do sistema People Mover Guarulhos, prevista para junho de 2024, será o Aeromóvel que fará esse transfer. Até 4 mil passageiros por hora poderão ser transportados pelos trens, que sairão a cada seis minutos. No entanto, a liberação da operação acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total.

Entenda como vai funcionar o aeromóvel

Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos. Esse mesmo tipo de composição já funciona no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

A obra começou em 2022 e teve um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos. O People Mover Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva.

Os trens, com tecnologia brasileira da empresa Aerom, são movidos a ar e operados de forma automatizada por uma central de comando. A Marcopolo Rail é a responsável pelo encarroçamento. A sustentação acontece graças a vigas de concreto vazadas, que criam um duto de ar comprimido e sobre as quais os trilhos estão apoiados. Cada veículo tem uma espécie de mastro conectado a uma placa de propulsão, localizada dentro do duto. Tem emissão zero.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

NOVA LIGAÇÃO

A obra que promete reduzir o trânsito caótico da avenida Monteiro Lobato

FILHOTES

As duas novas onças-pintadas do Zoológico de Guarulhos já têm os nomes escolhidos

Energia "na faixa"

Conta de luz mais barata para 98 mil famílias de Guarulhos

INFORMAÇÃO

Feriado de 9 de Julho em Guarulhos: veja o que determina a prefeitura sobre o dia de descanso

INVERNO

São Paulo registra tarde mais fria de 2025; previsão do tempo indica que ‘gelo’ continua

Dica de férias

Espetáculos de circo, de graça, durante as férias escolares

Jogatina local

Loteria Municipal agora depende de decisão do STF

REAJUSTES

De IPTU congelado a aumento de impostos para empresas: entenda o que foi aprovado em Guarulhos

ENTENDA O PROJETO DE LEI

Prefeitura de Guarulhos quer mudar alíquota do ISS para arrecadar R$ 59 milhões a mais por ano

POSICIONAMENTO DO CIESP

Indústrias de Guarulhos reagem a pacote de reajuste fiscal da prefeitura: ‘Falta de diálogo’

ATUALIZAÇÃO

Atrasada, obra na Via Dutra em Guarulhos completa dois anos em julho

Só pra quem precisa

Prefeitura quer limitar uso gratuito de serviços funerários municipais