A data de entrega do People Mover mudou mais uma vez. Até então previsto para ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2024, agora o sistema de transporte que vai interligar os três terminais do Aeroporto de Guarulhos à estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM, vai ser entregue até o final deste ano. Um dos três trens do Aeromóvel já está nos trilhos, conforme o Guarulhos Todo Dia mostrou no mês passado, mas a obra vai atrasar por causa da construção das plataformas de embarque e desembarque dos passageiros.
Ao todo, o People Mover terá quatro estações. Uma interligada à CPTM, que já está em fase adiantada, e uma em cada um dos terminais do aeroporto. A que está mais atrasada é a do Terminal 2, o mais movimentado do GRU Airport. Os trabalhos por lá começaram para valer neste mês e são mais complexos, pois o acesso será feito a partir do mezanino.
Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, todos já construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos.
A obra do Aeromóvel começou em 2022 e tem um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos. O People Mover Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva.
O telejornal Bom Dia São Paulo, da Globo, antecipou a nova previsão de entrega do sistema de transporte na edição de terça-feira (8). A GRU Airport confirmou a mudança na data.
Como estão as obras do Aeromóvel?
O Globocop mostrou imagens de como estão as obras do People Mover, o Aeromóvel de Guarulhos. Dá para ver os trabalhos adiantados na construção das plataformas da CPTM e no Terminal 1. Já o Terminal 2 ainda precisa de muito para ficar pronto.
Abaixo, você vê imagens para entender as obras:
People Mover do Aeroporto de Guarulhos
- Previsão de entrega: até o final de 2024
Atualmente, quem desembarca na estação Aeroporto-Guarulhos, na linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos.
A partir da inauguração do sistema People Mover Guarulhos, agora prevista para o final de 2024, será o Aeromóvel que fará esse transfer. Até 4 mil passageiros por hora poderão ser transportados pelos trens, que sairão a cada seis minutos.
No entanto, a liberação da operação acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total.
Veja o mapa do caminho dos ônibus abaixo: