O terceiro e último veículo do Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos foi içado para a plataforma na segunda-feira (30). O sistema People Mover, que vai ligar a estação da CPTM Aeroporto-Guarulhos aos três terminais da GRU Airport, está previsto para ser finalmente inaugurado em dezembro, pouco antes das festas de fim de ano.
O Aeromóvel tem passado por uma série de testes. Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, todos já construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos e será gratuito.
Dos três veículos do People Mover Guarulhos, agora todos entregues, dois que ficarão na operação regular e o terceiro como reserva. Ao todo, o sistema terá quatro estações. Uma interligada à CPTM e uma em cada um dos terminais do aeroporto. A que estava mais atrasada era a do Terminal 2, o mais movimentado do GRU Airport, mas também já está pronta.
A obra do Aeromóvel começou em 2022 e tem um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos.
Em junho, o GTD visitou as obras e mostrou como o todo o sistema vai funcionar em um vídeo publicado no YouTube:
Enquanto o Aeromóvel não é inaugurado, quem chega na estação Aeroporto da CPTM precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos. A partir da inauguração do sistema People Mover Guarulhos será o Aeromóvel que fará esse transfer. Até 4 mil passageiros por hora poderão ser transportados pelos trens, que sairão a cada seis minutos.
No entanto, a liberação da operação do Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total. Ou seja, a inauguração pode até acontecer em dezembro, mas o funcionamento completo vai acontecer somente no início de 2025.
LEIA TAMBÉM -> Trem expresso ou ônibus: qual é a melhor forma de chegar ao Aeroporto de Guarulhos sem carro?