O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em 2024 o maior número de passageiros transportados. No total, 43 milhões e seiscentos mil viajantes passaram pelo GRU Airport neste ano. O número é maior do que os 42 milhões registrados em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.
Durante o ano, a média foi de 119 mil passageiros por dia. A média de voos ficou em 820 por dia, para mais de cem destinos nacionais e internacionais.
Só no mês de dezembro, o aeroporto do Brasil com maior movimento recebeu 3,9 milhões de passageiros, em 22.300 operações de pousos e decolagens. Para os guarulhenses que moram perto das rotas de subida e descida, esses números se refletem no som quase sem intervalo dos jatos no céu da cidade.
O movimento de passageiros foi 8% maior em dezembro do que na média dos outros meses do ano. O destino nacional mais procurado nestas viagens de fim de ano foi Recife, seguido de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Para fora do país, os três destinos com maior número de viajantes foram, pela ordem, Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Miami (Estados Unidos).
Restrição na frequência de voos
Apesar dos números positivos no fechamento do ano, a administração do aeroporto enfrentou problemas em 2024. Em junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a ampliação da frequência de voos. A GRU Airport, administradora do aeroporto, teve que operar no limite de 2.714 voos por semana.
A medida foi adotada por problemas que poderiam afetar a segurança dos aviões nos pátios. Segundo a portaria da Anac que determinou a restrição, a administradora do aeroporto foi notificada e autuada em duas inspeções, mas não adotou as medidas necessárias. Entre os problemas,, estavam falhas na manutenção da sinalização horizontal em pátios e falhas na manutenção dos circuitos de sinalização luminosa.
A medida da Anac dava prazo de 60 dias para solução dos problemas, mas ainda no mês de junho a restrição foi suspensa. Segundo a Anac anunciou na época, a concessionária do aeroporto fez as correções de vários problemas apontados e já tinha iniciado a correção de outros. A agência informou que houve aumento na quantidade de fiscais de pátio, foram comprados novos veículos e equipamentos de sinalização e foi feito um treinamento adicional para condutores e pessoal de solo.