Aeroporto de Guarulhos bateu recorde de passageiros em 2024, mas também enfrentou problemas com a Anac

Aeroporto registrou o maior número de passageiros de sua história, mas também enfrentou proibição no aumento da frequência de voos

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

GRU Airport/Divulgação

Publicado em 03/01/2025 às 12:31 / Leia em 3 minutos

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em 2024 o maior número de passageiros transportados. No total, 43 milhões e seiscentos mil viajantes passaram pelo GRU Airport neste ano. O número é maior do que os 42 milhões registrados em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

Durante o ano, a média foi de 119 mil passageiros por dia. A média de voos ficou em 820 por dia, para mais de cem destinos nacionais e internacionais.

Só no mês de dezembro, o aeroporto do Brasil com maior movimento recebeu 3,9 milhões de passageiros, em 22.300 operações de pousos e decolagens. Para os guarulhenses que moram perto das rotas de subida e descida, esses números se refletem no som quase sem intervalo dos jatos no céu da cidade.

O movimento de passageiros foi 8% maior em dezembro do que na média dos outros meses do ano. O destino nacional mais procurado nestas viagens de fim de ano foi Recife, seguido de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Para fora do país, os três destinos com maior número de viajantes foram, pela ordem, Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Miami (Estados Unidos).

Restrição na frequência de voos

Apesar dos números positivos no fechamento do ano, a administração do aeroporto enfrentou problemas em 2024. Em junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a ampliação da frequência de voos. A GRU Airport, administradora do aeroporto, teve que operar no limite de 2.714 voos por semana.

A medida foi adotada por problemas que poderiam afetar a segurança dos aviões nos pátios. Segundo a portaria da Anac que determinou a restrição, a administradora do aeroporto foi notificada e autuada em duas inspeções, mas não adotou as medidas necessárias. Entre os problemas,, estavam falhas na manutenção da sinalização horizontal em pátios e falhas na manutenção dos circuitos de sinalização luminosa.

A medida da Anac dava prazo de 60 dias para solução dos problemas, mas ainda no mês de junho a restrição foi suspensa. Segundo a Anac anunciou na época, a concessionária do aeroporto fez as correções de vários problemas apontados e já tinha iniciado a correção de outros. A agência informou que houve aumento na quantidade de fiscais de pátio, foram comprados novos veículos e equipamentos de sinalização e foi feito um treinamento adicional para condutores e pessoal de solo.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central

DICA DE PASSEIO

Festival de Bandas + Donna Gourmet acontece em Guarulhos neste fds; entrada é gratuita

TRANSPORTE PÚBLICO

Obra em Suzano muda circulação da Linha 11-Coral e afeta usuários da CPTM

DICA

Mars Experience: show de graça com cover de Bruno Mars no Parque Shopping Maia

VEJA OS PREÇOS

5 imóveis comerciais do centro de Guarulhos que você conhece e estão para alugar ou comprar

BOM EXEMPLO

Retrofit do centro de São Paulo: Edifício Prestes Maia é liberado para moradores

GTD Saúde

Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda suplementação de vitamina D entre 0 e 18 anos de idade