Voepass tem voos suspensos pela Anac; companhia aérea opera em Guarulhos

A decisão, segundo a agência, foi tomada em caráter cautelar. A suspensão vigorará até que a empresa comprove que atenderá as exigências.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Foto: Divulgação - Fábio Passalacqua)

Publicado em 11/03/2025 às 12:07 / Leia em 4 minutos

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu, a partir desta terça (11), as operações aéreas da Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. A decisão, que foi tomada em caráter cautelar de acordo com a agência, acontece sete meses depois que um avião da empresa caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, matando 62 pessoas. Atualmente, a companhia aérea atendia a 16 destinos em voos comerciais, um deles no Aeroporto de Guarulhos.

“A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos”, informa o órgão.

Em nota, a Anac informou que passageiros atingidos pelo cancelamento de voos da Voepass devem procurar a empresa ou a agência de viagem responsável pela venda do bilhete para reembolso ou reacomodação em outras companhias. As orientações aos clientes estão no endereço: gov.br/anac/pt-br/assuntos/voepass-suspensao/orientacoes-aos-passageiros.

O Ministério dos Portos e Aeroportos disse que a medida da Anac foi correta e que “vinha acompanhando este processo há alguns meses, e a medida cautelar visa, de forma temporária, solicitar que a empresa aérea melhore sua governança e fortaleça ainda mais a segurança dos voos no país”.

Acidente em Vinhedo

No dia 9 de agosto de 2024, um avião da Voepass caiu na cidade de Vinhedo (SP), matando 62 pessoas. Desde o acidente, segundo a Anac, foi implantada uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia. “Servidores da agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições necessárias à garantia do nível adequado de segurança das operações.”

Em outubro de 2024, a Anac passou a cobrar da Voepass medidas como redução da malha, aumento do tempo em solo das aeronaves para manutenção, troca de administradores e execução do plano de ação para correções das irregularidades.

“No final de fevereiro de 2025, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela agência.”

Foi constatada ainda, segundo a Anac, a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela agência em ações de vigilância e fiscalização anteriores, além da falta de efetividade do plano de ações corretivas. “Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea.”

“Dessa forma, a Anac determinou a suspensão das operações da empresa até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes”, concluiu a agência. *Com informações da Agência Brasil.

O que diz a Voepass

A Voepass opera, atualmente, nos seguintes locais: Ribeirão Preto (SP), Guarulhos (SP), São Paulo – Aeroporto de Congonhas (SP), Rio de Janeiro – Aeroporto Internacional de Galeão (RJ), Juiz de Fora – Zona da Mata (MG), Presidente Prudente (SP), Ipatinga (MG), Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Joinville (SC), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Carauari (AM), Manaus (AM) e Porto Urucu (AM).

Somente nesta terça-feira, 34 voos programados foram cancelados, o que afetou 1.908 passageiros. Em nota, a companhia aérea defendeu que sua frota é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança.

“Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com o seu serviço, por isso [a Voepass] colocará todos os seus esforços para retomar a operação o mais breve possível. Todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos do previsto pela Anac, na Resolução 400 – que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aos atrasos e cancelamento de voos”.

No final, a empresa orienta: “Caso tenha algum voo programado pela Voepass, solicitamos que entre em contato com o seu canal de compra para validar os voos ofertados e receber orientações de como proceder para reacomodação disponível”.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPORTAGEM

Arena Portuguesa: Veja imagens de como vai ficar o estádio do Canindé

ATENÇÃO!

Obras da CCR RioSP alteram tráfego da Via Dutra no fim de semana; veja horários e o que muda

DEBATE JUDICIAL

Câmara aprova mudança de GCM para Polícia Municipal em Guarulhos, mas…

FARMÁCIAS EM ALERTA

Ladrões de Ozempic são presos no centro de Guarulhos com R$ 18 mil em medicamentos

NOVIDADE NA FROTA

Com ar-condicionado, 1º micro-ônibus movido a GNV de Guarulhos começa a circular

DICA DE PASSEIO

Torresmofest em Guarulhos: 4 dias de evento com comida, música ao vivo e entrada gratuita

PROJETO

Metrô avança no processo de desapropriação para obra da Linha 19-Celeste em Guarulhos

AÇÃO DA CCR RIOSP

Dia D de combate à dengue acontece na Via Dutra nesta quarta-feira

NEGÓCIOS

X investe R$ 50 milhões para transformar antiga C&C da Radial Leste em supermercado chique

MOBILIDADE

Atualizações sobre as obras na Via Dutra e início do free flow em Guarulhos; VÍDEO

TRANSPORTE PÚBLICO

Prefeitura de Guarulhos recebe 14 novos micro-ônibus, mas veículos não têm ar-condicionado

OUTONO CHEGANDO

Tempo muda em Guarulhos com céu nublado e friozinho; confira previsão completa da semana