O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, realizaram, na segunda-feira (14), uma visita técnica no Aeroporto de Guarulhos e confirmaram que a entrega do Aeromóvel agora está prevista para acontecer somente no segundo semestre de 2025. O novo prazo para a liberação do People Mover para o uso de passageiros representa mais de um ano de atraso em relação ao que estava previsto inicialmente.
O novo meio de transporte fará a ligação gratuita entre a estação Aeroporto-Guarulhos, na linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), aos três terminais administrados pela GRU Aiport. Atualmente, esse transporte é realizado por ônibus.
A obra do Aeromóvel começou em 2022 e tem um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos.
Inicialmente, a inauguração estava prevista para o primeiro semestre de 2024, depois foi adiada para agosto, na sequência para dezembro e agora, em meio aos testes operacionais e à fase de “ajuste fino”, o governo federal confirma a nova prorrogação na entrega.
Novela da entrega do People Mover de Guarulhos
Em janeiro, foi informado que ainda não havia um novo prazo confirmado para a inauguração por causa da pendência de uma certificação. De acordo com informações da Aerom Sistemas de Transporte, empresa responsável pelo projeto, a certificação exigida em contrato é a mesma de metrôs no exterior.
Quando finalmente houver uma inauguração confirmada, a liberação da operação acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total.
O Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos já passou por diversos testes, como testes de comissionamento para verificar todos os componentes do empreendimento e viagens simulando a carga máxima suportada pelo sistema.
O People Mover Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva. Todos os veículos já foram entregues. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos. Até 4 mil passageiros por hora poderão usar os veículos do monotrilho.
Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Esse mesmo tipo de composição já funciona no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
Os trens, com tecnologia brasileira da empresa Aerom, são movidos a ar e operados de forma automatizada por uma central de comando. A Marcopolo Rail é a responsável pelo encarroçamento. A sustentação acontece graças a vigas de concreto vazadas, que criam um duto de ar comprimido e sobre as quais os trilhos estão apoiados. Cada veículo tem uma espécie de mastro conectado a uma placa de propulsão, localizada dentro do duto. Tem emissão zero.
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