A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu retirar da Voepass os horários de pouso e decolagem que a empresa aérea dispunha nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Estes horários, chamados de “slots” no jargão do setor, estão entre os mais disputados do país. A Voepass perdeu 20 slots diários em Congonhas e oito em Guarulhos.
A perda de horários ocorreu porque a Voepass não cumpriu a exigência mínima de 80% de regularidade na programação de voos nos dois aeroportos. Não seria possível para a Voepass cumprir essa exigência, porque a empresa está com suas operações suspensas desde o dia 11 de março, por decisão da própria Anac. A agência adotou essa medida por considerar que a empresa não conseguiu demonstrar condições de operar dentro dos padrões de segurança exigidos na regulamentação do setor aéreo brasileiro.
Crise da Voepass
No dia 9 de agosto de 2024, a queda de um avião da Voepass na cidade paulista de Vinhedo provocou a morte dos 62 ocupantes da aeronave. O avião, modelo ATR 72-500, iria pousar no aeroporto de Guarulhos e vinha de Cascavel, no Paraná. Na queda, o avião atingiu a área externa de uma casa, de um condomínio fechado de Vinhedo. Foi o acidente aéreo mais grave do Brasil nos últimos 20 anos.
O relatório inicial do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou que a tripulação do avião relatou falha no sistema anticongelamento da aeronave. A investigação das causas do acidente ainda está em andamento.
Em 22 de abril deste ano, pouco mais de um mês depois da Anac ter suspendido as operações da empresa, a Voepass entrou com pedido judicial de reestruturação financeira. A medida procura garantir condições melhores para a empresa negociar sua dívida. Antes mesmo da suspensão pela Anac, a Voepass já vinha sofrendo com queda na demanda por passagens, em razão da perda da confiança por parte dos clientes, em razão do acidente do ano passado. Fundada em 1995 como Passaredo Linhas Aéreas, a empresa mudou sua marca para Voepass em 2020.
Redistribuição dos horários
A decisão de redistribuir os horários de voos da Voepass vale para a temporada atual, de Verão. A distribuição dos slots acontece em duas temporadas por ano: Verão (março a outubro) e Inverno (outubro a março). As empresas aéreas interessadas nestes horários que eram da Voepass na temporada Verão 2025 deverão manifestar interesse junto à Anac. A agência definirá a redistribuição, que só valerá para essa temporada. Para a temporada Verão 2026, a Anac fará uma nova distribuição de slots.
Nota da Voepass
Nós pedimos à Voepass um posicionamento sobre a decisão da Anac em relação aos slots da companhia nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Abaixo, a nota da empresa, enviada na segunda-feira (12):
“A VOEPASS Linhas Aéreas segue totalmente concentrada em demonstrar sua capacidade operacional e garantir os níveis de segurança exigidos pela ANAC para retomar suas atividades o mais breve possível. A companhia reforça sua missão de desenvolver a aviação regional, atendendo diariamente milhares de passageiros e beneficiando municípios e estados brasileiros, conectando cidades do interior aos grandes centros, além de contribuir de forma essencial para o desenvolvimento econômico e social do País. Nos últimos três anos, a VOEPASS cumpriu sua missão transportando mais de 2,7 milhões de passageiros em mais de 66 mil voos”.
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