Em que momento da nossa existência os animais passaram a dividir a nossa vida de forma tão próxima? Acredita-se que quando abandonamos a vida nômade e nos estabelecemos em lugares fixos, os animais selvagens começaram a se aproximar, em busca de alimento e água, disponíveis com mais facilidade.
O humano, por sua vez, passou a se preocupar com seus próprios interesses, como a produção de comestíveis, guarda e também afeto, tornando os animais cada vez mais dependentes dessa relação. E assim, eles foram perdendo a capacidade de viver na natureza e foram se estabelecendo ao nosso redor, passando inclusive a dividir o ambiente familiar . Então, eles passaram a ser nossa responsabilidade. Somos responsáveis pelo seu bem estar e sobrevivência e, em troca, nos dão principalmente seu amor e sua fidelidade.
Essa convivência fez com que notássemos que os animais possuem todas as sensações que possuímos: alegria, satisfação, amor e também saudade, tristeza, dor. Ciente disso, cabe ao ser humano, como tutores desses seres vivos que tiramos da natureza para nossa satisfação, zelar pelo seu bem estar evitando que eles sofram. Mas não é o que acontece em muitos casos. Muitos são abandonados, feridos, maltratados.
A violência é um problema social mundial e existe uma teoria fortemente embasada, denominada Teoria do Elo, que considera a existência de forte conexão entre violência contra seres vulneráveis a problemas psicossociais em determinados indivíduos e até núcleos familiares inteiros.
O mês de abril é hoje considerado o mês de incisiva conscientização contra a violência, no caso aqui, contra animais domésticos. Indivíduos que cometem maus tratos contra animais, tem forte tendência a outros tipos de violência. Psicopatas e serial killers quase sempre começam com maus tratos a animais. Nunca seja indiferente a esse tipo de comportamento: qualquer um de nós pode ser uma vitima em potencial. DENUNCIE!
Procure:
- DPan Guarulhos – 0800 772 2006
- Disque Denúncia Animal – 0800 600 6428
- Delegacia de Investigação de Infrações Contra o Meio Ambiente (DICMA) – 2475 2077
- Delegacia Eletrônica de Proteção Animal – http://www.ssp.sp.gov.br/depa
- Webdenuncia – https://www.webdenuncia.org.br/
- Polícia Ambiental – https://denuncia.sigam.sp.gov.br/
A Dra. Kátia Simões Refaxo é médica veterinária e atende em domicílio – 11 9 9585 8905