A Defesa Civil de Guarulhos emitiu alerta para altas temperaturas na cidade até quarta-feira (05). Na Região Metropolitana de São Paulo, a temperatura média deve ficar em torno de 33°C. O calor pode provocar chuvas pontuais no período da tarde e até tempestades.
Calor demais pode afetar a saúde de qualquer um de nós. Mas há um grupo de pessoas mais vulneráveis: idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e pessoas que vivem nas ruas.
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais de alerta para problemas causados pelo calor excessivo são: suor em excesso, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreias. Pessoas com mais de um destes sintomas, ao mesmo tempo, devem procurar a unidade de saúde mais próxima, para consultar um médico.
Impactos na saúde
Segundo o guia do Ministério da Saúde para lidar com temperaturas extremas, há uma série de impactos imediatos na saúde provocados pelo calor muito forte. Ficar exposto a um calor forte por muito tempo pode levar à desidratação, que é a perda de líquidos e eletrólitos do corpo. Se não for tratada rapidamente, a desidratação pode levar a condições mais graves de saúde.
Insolação e golpes de calor acontecem quando o corpo é incapaz de regular sua temperatura interna, provocando sintomas como confusão mental, convulsões e perda de consciência. Essa é uma situação que deve ser imediatamente tratada, porque pode ser até fatal.
O esforço extra em dias de calor muito forte, para manter a temperatura corporal, pode sobrecarregar o coração e os pulmões. Isso pode ser perigoso para pessoas que já tenham problemas cardíacos e respiratórios. E a exposição prolongada ao calor excessivo pode afetar quem tem condições mentais, como depressão e ansiedade. A situação pode levar a um risco maior de violência e comportamento agressivo.
Como reduzir os riscos
Se possível, deixar os ambientes mais frescos, com o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado, é uma medida importante. Ou ir para locais que tenham esse ambiente mais fresco, como shoppings ou centros comunitários, nos momentos mais quentes do dia. Monitorar as condições de saúde das pessoas com problemas crônicos também pode ajudar a identificar o momento certo de procurar ajuda médica.
Usa roupas leves, de cores claras e tecidos que permitam a respiração do corpo e planejar atividades ao ar livre apenas nos momentos mais frescos do dia também são medidas importantes. Dentro da possibilidade de cada um, é possível planejar seu dia para fugir dos momentos de pico de calor.
Água e comida leve
Beber água constantemente, mesmo quando não estiver com sede, é uma medida essencial nestes dias de calor forte. Muitos já tentaram chegar a um “número mágico” da quantidade de água necessária, mas hoje, a maioria dos especialistas defende que esse padrão é individual. Fatores como idade, prática de atividade física e doenças afetam esse valor. Deve-se evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína, que podem aumentar a desidratação.
Algo que pode ajudar muito a se manter hidratado, sem ser água, são alimentos como frutas, verduras e legumes. Eles têm uma grande quantidade de água na sua composição. Abaixo, alguns exemplos, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos:
- Alface – 95% de água
- Tomate – 95% de água
- Melancia – 90% de água
- Repolho – 92% de água
- Laranja – 87% de água
- Maçã – 82% a 85% de água
- Banana – 70% a 75% de água
É isso. Veja as instruções, adapte ao seu dia-a-dia e procure passar bem por esses dias de calor excessivo.
GTD Saúde
O GTD Saúde é a coluna semanal sobre saúde aqui, no Guarulhos Todo Dia. O objetivo é trazer informações seguras e confiáveis sobre questões de saúde do nosso dia-a-dia. Com orientações práticas para o nosso público se prevenir ou se tratar. Para isso, recorremos sempre a informações oficiais. Aqui, seguimos orientações do guia para temperaturas extremas do Ministério da Saúde.
Se você tem uma dúvida sobre saúde ou uma sugestão de tema para a nossa coluna, encaminhe para o nosso número de WhatsApp: 11-5196 2910.
LEIA TAMBÉM: