A chegada do Metrô a Guarulhos continua a movimentar os bastidores da infraestrutura paulista. Nesta semana, novas informações e prazos foram divulgados por autoridades, trazendo uma luz sobre o futuro das obras das Linhas 2-Verde e 19-Celeste. As atualizações foram compartilhadas por figuras como o governador Tarcísio de Freitas e o presidente do Metrô, Julio Castiglioni, durante conversas com veículos especializados e visitas a canteiros de obras da Linha 17-Ouro (que aparecem nas fotos ilustram este texto).
O Guarulhos Todo Dia detalha as perspectivas atualizadas, mas sempre lembrando que esse tipo de obra é complexa e é finalizada sempre depois dos prazos oficiais.
Linha 2-Verde
A Linha 2-Verde, que atualmente conecta Vila Madalena a Vila Prudente, está passando por um ambicioso projeto de expansão dividido em fases. A primeira etapa, que se estende de Vila Prudente até a Penha, na zona leste da capital, inclui a adição de 8,3 km de vias e oito novas estações. As estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa têm previsão de abertura em 2027, enquanto Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha devem ser entregues em 2028. O investimento total para essa expansão é de R$ 15 bilhões.
Um dos grandes protagonistas desta fase é o Tatuzão “Cora Coralina”, uma tuneladora de cerca de 100 metros de comprimento e 2.500 toneladas, com a maior roda de corte da América Latina (11,66 metros de diâmetro).
A máquina já concluiu a primeira fase de escavação, percorrendo 4,5 km e conectando importantes estações como Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa e o Complexo Rapadura. Atualmente, o equipamento está sendo desmontado para ser transferido de carreta até a Penha, em um processo que pode levar até 180 dias, para iniciar a segunda fase de escavação.
A segunda fase de expansão da Linha 2-Verde é a que diretamente beneficiará Guarulhos, conectando a estação Penha à futura estação Dutra, localizada ao lado do Internacional Shopping.
Este segmento adicionará 5,8 km à linha e cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias (na capital), e Ponte Grande e Dutra (em Guarulhos). A construtora responsável já começou as obras na estação Penha de França, um passo importante que solidifica o projeto. A estação Penha de França, por sua vez, terá uma profundidade de 55 metros.
O Metrô já finalizou o processo de avaliação dos imóveis necessários para desapropriação tanto na capital quanto na cidade. O início das desapropriações e das obras civis agora depende de “trâmites documentais” e da conclusão do projeto executivo.
A expectativa é que as obras em Guarulhos comecem daqui a cerca de um ano, após a finalização dos processos burocráticos. Inclusive, o Metrô já assinou contrato de R$ 405 milhões para a construção da estação Ponte Grande e a obra da estação Dutra também já foi contratada.

O governo de São Paulo já encomendou uma tuneladora específica para escavar o trecho Penha-Guarulhos, com previsão de início das escavações no primeiro trimestre de 2026.
A novidade é que o presidente do Metrô, Julio Castiglioni, informou que o tatuzão que vai escavar até Guarulhos deve chegar ao canteiro de obras da Penha em meados de novembro. Lá, será montado para começar a escavar em direção a Guarulhos até a Dutra.
No entanto, considerando que a construção de uma estação por contrato leva aproximadamente seis anos, a previsão é que este trecho até Guarulhos dificilmente fique pronto antes de 2032.
Linha 19-Celeste
A aguardada Linha 19-Celeste terá 17,6 quilômetros de extensão e contará com 15 estações, sendo cinco delas localizadas em Guarulhos. A linha ligará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na região central da capital paulista. Com capacidade para atender aproximadamente 630 mil passageiros diariamente, o projeto também inclui a construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, além da aquisição de uma frota totalmente nova de 31 trens.
A Linha 19-Celeste se integrará a importantes linhas já existentes do Metrô, como a Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, partindo do Anhangabaú. Há também a possibilidade de integração com a Linha 11-Coral da CPTM na estação Cerealistas, no bairro do Pari. O valor total do empreendimento é estimado em cerca de R$ 20 bilhões, englobando as obras, sinalização e aquisição dos futuros trens.

No entanto, o processo de licitação da Linha 19-Celeste tem enfrentado adiamentos sucessivos. As propostas, que inicialmente eram previstas para junho, foram adiadas para julho, e agora, novamente, para setembro de 2025, marcando a terceira data-alvo.
Essa prorrogação atende a solicitações das construtoras interessadas, que justificaram a necessidade devido à complexidade multidisciplinar do projeto. O próprio governador Tarcísio de Freitas confirmou que os adiamentos foram pedidos pelos concorrentes para aumentar a competitividade do processo.
A complexidade do projeto se reflete na divisão do processo construtivo em três lotes, que deverão ser executados simultaneamente para agilizar a obra. As novas datas para as sessões públicas de licitação são: 22 de setembro de 2025 para o Lote 01, 23 de setembro de 2025 para o Lote 02, e 24 de setembro de 2025 para o Lote 03.
O setor tem apontado preocupações, como a incerteza quanto ao financiamento para as construtoras, dúvidas sobre a real disponibilidade de recursos públicos para a obra até 2031, críticas às atestações técnicas muito restritivas exigidas pelo edital e possíveis erros na planilha de quantidades.
Em resposta, o diretor de engenharia e planejamento do Metrô, Roberto Torres, assegurou que os recursos para a construção virão do orçamento do Estado, que “não apresenta problemas de caixa”, e que já há R$ 400 milhões reservados para desapropriações neste ano, com previsão similar para 2026.
Com o projeto básico já concluído e na fase de desapropriações, a previsão é que os contratos sejam assinados entre o final de 2025 e início de 2026. O governador afirmou que espera que as obras da Linha 19 sejam iniciadas até 2027. A conclusão estimada é de até 72 meses (seis anos) após o início das obras.