Se você pensa em curtir um passeio com as crianças no domingo ou no feriado sem gastar muito, uma dica boa é visitar o Zoológico Municipal de Guarulhos. Com entrada sempre gratuita, o local abre de terça a domingo, das 9h às 17h. O espaço tem cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies, com destaque para dois leões, uma onça-pintada, jacaré, onça parda, serpentes, furão, tamanduá, lobo-guará, além de diferentes espécies de pássaros e macacos. Dá para curtir o parquinho, fazer um piquenique e aproveitar a lanchonete.
O Zoológico de Guarulhos NÃO TEM girafas, elefantes, rinocerontes e zebras, pois o local prioriza a fauna nacional, com mais de 90% das espécies do plantel sendo nativas.
O local, que funciona como uma área de proteção para os bichos, tem dois tipos de “habitantes”: os resgatados; e os do programa de conservação, que fazem parte de estudos nas áreas de manejo, comportamento e bem-estar, além de reproduzirem. “Tem vários animais assim, como os lobos, a onça-pintada e saguis”, explica ao Guarulhos Todo Dia a médica veterinária Claudia Igayara, que trabalha no local desde 1997 e já cuidou de milhares de animais ao longo desses 27 anos.
“A gente tem uma outra população, que são os animais resgatados e que não podem voltar à natureza. Temos, por exemplo, a onça parda, que chegou aqui com dois meses e muito bebezinha, precisou de alimentação na mamadeira e se acostumou a conviver com pessoas. Então, se a gente soltá-la na natureza agora, ela vai procurar por pessoas, o que pode ser um risco. E tem outros animais que não se recuperam totalmente, pois são vítimas de acidente. Mas tem casos de animais que a gente recebe, trata e voltam para natureza”.
Claudia Igayara
Respeito aos animais
Uma visita ao zoológico deve envolver respeito aos animais. De acordo com a veterinária, muitas vezes as pessoas querem alimentar os bichos, o que não é permitido e pode causar danos terríveis a eles, que tem uma dieta balaceada e muito bem controlada.
Além disso, não fique tentando chamar a atenção dos animais do Zoológico de Guarulhos com gritos ou jogando objetos, pois isso só vai afastá-los. “Aqui é a casa deles, então a gente tem que respeitar o espaço dos animais. Não pode ultrapassar as áreas demarcadas, isso gera um prejuízo muito grande, o animal pode se ferir e a pessoa pode se ferir”, reforça Claudia Igayara.
“E outra coisa: os animais estão acostumados com pessoas, mas eles não gostam muito de barulho, então não é legal gritar e ficar chamando o animal. Ele pode ser observado, mas com calma, respeitando porque se o animal quiser ele vai se aproximar. Não pode jogar objetos, não pode dar NENHUM alimento. A gente já teve problemas de animais que comeram alimentos que as pessoas deram. A gente tem que se comportar como se estivesse indo visitar a casa da tia chata”, diz a funcionária do Zoo.
Zoológico de Guarulhos
Endereço
- Rua Dona Gloria Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França – Guarulhos – SP (tem estacionamento gratuito)
Horário e dias de funcionamento do Zoo Guarulhos
Terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 9h às 17h. Os portões do Zoológico de Guarulhos ficam abertos para a entrada até as 16h30.
- Segunda-feira – FECHADO
- Terça-feira – 9h às 17h
- Quarta-feira – 9h às 17h
- Quinta-feira – 9h às 17h
- Sexta-feira – 9h às 17h
- Sábado – 9h às 17h
- Domingo – 9h às 17h
Quanto custa?
Entrada gratuita todos os dias da semana. Outras informações no site oficial.
LEIA TAMBÉM: