Guia da Festa do Divino de Mogi das Cruzes

Fé, gastronomia e diversão. Uma das mais tradicionais festas religiosas da região é atração para todos os gostos.

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Associação Pró-Divino/Divulgação

Publicado em 12/05/2024 às 12:15 / Leia em 4 minutos

Uma das mais tradicionais festas religiosas do estado acontece na vizinha Mogi das Cruzes, até o próximo dia 19. É a Festa do Divino Espírito Santo, um culto que tem registro histórico na cidade desde 4 de maio de 1613, em uma ata da Câmara Municipal local. Com toda essa tradição, é uma das maiores Festa do Divino do estado, juntamente com a realizada em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba. A festa é uma grande manifestação de fé, associada a shows musicais e uma muito concorrida quermesse.

A fé no Divino Espírito Santo

A Festa do Divino tem origem em Portugal. No século 14, a rainha Isabel determinou a realização de uma celebração para marcar a construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer. A devoção se espalhou rapidamente e chegou ao Brasil junto com os primeiros portugueses. No início, a celebração estabelecia o “Império do Divino” na região da festa, que incluía, em alguns lugares de Portugal e do Brasil, a capacidade de ordenar a libertação de presos comuns. Segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo, em 1822 foi escolhido o titulo de “imperador do Brasil” para D. Pedro, por sugestão de José Bonifácio de Andrade e Silva, porque no Brasil o povo estava mais acostumado com esse título do que com o de rei, por conta do “Império do Divino”.

A festa acontece sete domingos depois do Domingo de Páscoa, para marcar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos. Mas, com o tempo, se tornou uma celebração que mistura manifestações religiosas e profanas. Há importantes celebrações da Festa do Divino em Pirenópolis (GO), Diamantina (MG), Alcântara (MA), São Lourenço do Sul (RS), além de várias cidades da Bahia.

Música para alegrar o corpo e a alma

Na música, a festa teve abertura, no dia 09, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, acompanhada de artistas da cidade. No dia seguinte, o show foi de um dos grupos mais paulistas que existem, Os Demônios da Garoa. E no domingo, 12, a programação especial para o Dia das Mães inclui a final do 3° Concurso de Interpretação de Música Sertaneja Raiz, Prêmio Jorge Correia.

Na programação, em todos os dias, há apresentações de grupos folclóricos e outros artistas. Incluindo Tony Angeli, que os mais velhos vão se lembrar como um dos “galãs” que se apresentavam no programa do Silvio Santos nos anos 80 e que é hoje um grande promotor da música italiana. Nascido na Itália, o nome verdadeiro dele é Cesare Fincati. Ele é a atração da terça-feira (14), a partir de 20h00.

Um dos pontos altos da parte musical da festa será na sexta-feira (17), com show do cantor e compositor Ivan Lins. Junto com Vitor Martins, ele compôs a música “A Bandeira do Divino”, grande sucesso em todo o país em 1978. Aquela que começa com “Os devotos do Divino, vão abrir sua morada; pra bandeira do Menino, ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai…”. Quer relembrar?

Comida e tradição

A quermesse tem como atração mais de 175 pratos e bebidas, incluindo pratos típicos, como o Churrasco Sete Dons; o Afogado, um cozido de carne com batata, servido gratuitamente em um dos dias da festa; e o Tortinho, um bolinho caipira em forma de meia lua, com recheio de carne moída. A quermesse abre todos os dias da festa, a partir das 18h30 nos dias da semana e a partir das 14h00 aos sábados e domingos. Segundo os organizadores, de 15 a 20 mil pessoas passam todos os dias pelo espaço com 30 barracas.

Para ter todas as informações sobre a programação da festa, dia a dia, incluindo missas, procissões, apresentações musicais e atrações da quermesse, você pode acessar o site oficial.

Leia mais: Guia da Festa do Divino de Mogi das Cruzes

Dia das Mães: 5 restaurantes em Guarulhos para celebrar a data

Agenda Guarulhos: Sem Belo, Soweto se apresenta no Sesc

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

LESÃO CORPORAL CULPOSA

Trânsito está mais violento em Guarulhos: Acidentes com feridos crescem 38% em um ano

ANTIGOS ADVERSÁRIOS

Eleições 2024: Elói Pietá (Solidariedade) terá Fran Corrêa (MDB) como candidata à vice

CHAPA DEFINIDA

Eleições 2024: Waldomiro Ramos (PSB) terá Claudia Papotto como candidata à vice

ENTENDA O CASO

Jardim Álamo protesta contra mudanças na rodovia Presidente Dutra

Quem vota na cidade

Conheça o perfil dos eleitores de Guarulhos que vão votar este ano

IMAGENS FORTES

Polícia investiga “homicídio com dolo eventual” em acidente na Timóteo Penteado

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

PREVISÃO DA SEMANA

Tempo fica estável em Guarulhos nesta semana: nublado, friozinho e sem chuva

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

Chapa fechada

Eleições 2024: Lucas Sanches (PL) terá Thiago Surfista (Novo) como candidato a vice

REMÉDIO DE GRAÇA

Farmácia Popular em Guarulhos: Veja a lista de medicamentos atualizada