Muito além do Sambódromo do Anhembi, o Carnaval de São Paulo também acontece nas ruas, com a realização dos blocos. Em 2025, mais de 600 receberam a autorização da Prefeitura de São Paulo para desfilar em diferentes regiões da capital. Aqui em Guarulhos, também existe uma programação que vai até março. Neste texto, porém, o Guarulhos Todo Dia traz 10 dicas de blocos de Carnaval para curtir neste fim de semana: sábado (22) e domingo (23).
Para facilitar o acesso aos locais de festa, a SPTrans criou um site para orientar os foliões sobre as linhas de ônibus que terão seus trajetos alterados. Nos dias 22 e 23, todas as linhas da CPTM e do Metrô funcionarão em seus horários habituais, com trens de prontidão para atender qualquer necessidade extra no fluxo de passageiros. Nas estações próximas aos locais das festividades, haverá reforço de funcionários e do Corpo de Segurança.
Na EMTU, segundo o governo de São Paulo, vão ocorrer operações de fiscalização em campo nos principais blocos da Barra Funda e também no Bloco Banda Bicha com Claudia Leitte, em Guarulhos.
A segurança para os desfiles nas ruas da região metropolitana contará com cerca de 20 mil policiais militares nas ruas. O planejamento operacional prevê policiamento reforçado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias do Carnaval (1º, 2, 3 e 4 de março), com agentes em viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves. Na cidade de São Paulo, serão 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, principalmente nos 14 megablocos, que têm previsão de atrair cerca de 500 mil pessoas por dia.
A Polícia Militar também terá 14 tendas exclusivas para acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de importunação sexual durante os dias de festa. As tendas contarão com policiais mulheres treinadas para dar suporte e acolher o público feminino e estarão localizadas nos circuitos dos megablocos na capital paulista.
Dicas de segurança
Para evitar transtornos e pular o Carnaval com segurança, a delegada Fernanda Herbella, da divisão de atendimento ao turista (Deatur) do Estado de São Paulo, dá algumas dicas:
- Sempre carregue carteira e celular à frente e próximo do corpo.
- Use cordinhas de celular ou doleiras por dentro da roupa.
- Nunca deixe celular, carteira e cartões nos bolsos de trás ou nos bolsos sem zíper.
- Defina um ponto de encontro com amigos.
- Não aceite bebidas de estranhos e deixe o copo sempre em seu campo de visão.
- Em caso de furto ou roubo do celular, registre um boletim de ocorrência em uma delegacia ou na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil de São Paulo. Guarde em local seguro o número de IMEI do aparelho para solicitar o bloqueio e relate imediatamente a ocorrência aos bancos.
Programação dos blocos de rua do Carnaval 2025 de SP
A programação oficial completa pode ser consultada no site oficial spturis.com/carnaval2025, onde é possível pesquisar por data, por tipo ou nome de bloco ou por bairro da cidade. Lá a prefeitura atualiza ainda sobre serviços públicos, transporte e dicas de segurança, entre outros.
Sábado, 22 de fevereiro
No sábado, mesmo o folião mais animado não chegará nem perto de visitar todos os 99 blocos que tomam as ruas da cidade. Os blocos Urubózinho, na Freguesia do Ó, e Amor Barato, no Butantã, se concentram já às 9h da manhã. Os últimos desfiles da tarde terminam por volta das 18h, com dispersão acompanhada pela Polícia Militar.
- 11h – Bloco Casa Comigo – R. Henrique Schaumann, 567 a 125
- 11h – Bloco do Abrava – Av. Faria Lima, 4150 a 4500
- 12h – Bloco Ritaleena – Na Av. Paulo VI, entre Praça Marcia Alberti Mammana e Av. Sumaré, 1529
- 13h – Bangalafumenga – Na Av. Faria Lima, 4150 a 4500
- 14h – Bicho Maluco Beleza, com Alceu Valença – No Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, entre Obelisco e Monumento às Bandeiras
Domingo, 23 de fevereiro
O domingo reserva 80 blocos de rua, com os tradicionais como o Acadêmicos do Baixo Augusta, que se apresenta na rua da Consolação, às 14h, homenageando o sambista Jorge Aragão.
- 11h – Bloco do Sargento Pimenta – No Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, entre Obelisco e Monumento às Bandeiras
- 11h – Bloquinho Infantil Fraldinha Molhada – R. Prof.º João de Oliveira Torres, s/n°
- 13h – Bloco Unidos do Bar Brahma – Av. São João, 719
- 14h – Inimigos do Fim – R. Salete entre Av. Braz Leme e R. Dr. César
- 15h – Acadêmicos do Baixo Augusta – R. da Consolação, s/n°
Tanto no sábado quanto no domingo, os circuitos, como do Ibirapuera, Barra Funda, Consolação e Pinheiros irão centralizar os megablocos, cada qual com seu ritmo e estilo.
A programação completa oficial da Prefeitura está no site carnamaps.com.br.