Saiba como estão as obras do Trevo de Bonsucesso, em Guarulhos

Por causa do trânsito lento e por vezes totalmente parado, o Trevo é um dos lugares mais temidos pelo motorista que passa por Guarulhos na região do Bonsucesso e dos Pimentas.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/YouTube

Publicado em 09/04/2024 às 12:56 / Leia em 3 minutos

Depois de mais de 20 anos de obras que parecem intermináveis, o Trevo de Bonsucesso passará a ter novas vias até o final deste mês de abril. De acordo com o calendário da CCR Rio-SP, concessionária responsável pela rodovia e pelas obras, a liberação dos primeiros trechos ao tráfego começa a partir do próximo dia 20. Cerca de 600 mil pessoas que transitam diariamente pela região serão beneficiadas quando a entrega for realmente concluída.

Carla Fornassaro, presidente da concessionária, confirmou a data de entrega no último dia 4 e afirmou que outro trecho será finalizado ainda neste mês. “Até o final do mês [de abril] entregaremos também no sentido São Paulo. Essa pista irá desafogar quem sai do Trevo de Bonsucesso, resolvendo um problema que se arrasta há décadas”, afirmou a executiva.

Por causa do trânsito lento e por vezes totalmente parado, o Trevo de Bonsucesso é um dos lugares mais temidos pelo motorista que passa por Guarulhos na região do Bonsucesso e dos Pimentas. O congestionamento começa por volta das 5h e termina apenas durante a noite. Todos os dias. É um problema que se arrasta há mais de 20 anos na região.

No vídeo abaixo, publicado no YouTube pelo canal Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia, você vê imagens de como estavam as obras na última semana de abril:

Trevo de Bonsucesso, um problema antigo

As primeiras obras na região começaram em 2003, com todo um processo lento de desapropriações no entorno. Depois, uma nova fase foi iniciada em 2014, com orçamento de R$ 83 milhões de verba federal, e tinha o prazo de dois anos para entrega. No entanto, apenas 40% do trabalho tinha sido concluído até 2017. Desde então, o problema nunca ficou totalmente resolvido.

Em vistoria às obras do Trevo de Bonsucesso no último dia 4, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, explicou que tomou conhecimento do problema na região ainda como ministro da Infraestrutura, cargo que ocupou entre 2019 e 2022. Em 2021, o poder público implementou uma nova modelagem de concessão da Dutra, vencida pela CCR Rio-SP.

“As obras no trecho de Guarulhos estavam previstas para o quinto ano da nova concessão [ou seja, 2027], iniciada em 2022. Mas devido à insistência do prefeito de Guarulhos, que ficou conhecido como o ‘chato do Trevo’ em Brasília, adiantamos em cinco anos”, lembrou o governador. Ele disse que o chefe do Executivo guarulhense não sossegou enquanto a decisão ainda não estava pactuada. “Por isso o apelido”, reforçou.

Prefeito de Guarulhos desde 2017, Guti tem nas obras do Trevo de Bonsucesso uma das bandeiras de seu mandato. “Tudo que cabia ao município foi feito até 2020. Mas faltava ainda a alça de acesso e as marginais da Dutra, que não estavam previstas no projeto original e eram de responsabilidade da concessionária”, afirmou o político.

Com a construção dessas marginais, o último viaduto já concluído pela Prefeitura, que liga a região de Bonsucesso à Dutra, será finalmente liberado.

LEIA TAMBÉM -> Dengue: Entenda as diferenças entre o Aedes aegypti e o pernilongo comum

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços