Joca, um cão da raça Golden Retriever de cinco anos de idade, morreu depois de ser despachado em um voo errado da Gol Linhas Aéreas na segunda-feira (22). O tutor, João Fantazzini, e o cachorro saíram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, tendo como destino o Aeroporto de Sinop, no Mato Grosso. No entanto, o animal foi despachado de forma errada para Fortaleza, no Ceará. No retorno para Guarulhos, Joca sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. A Gol explicou que ele embarcou no voo para o Ceará por causa de uma “falha operacional”.
O caso passou na edição desta terça-feira (23) do SP1, na Globo. A família é daqui de Guarulhos, mas o tutor João estava de mudança para a cidade de Sorriso, no Mato Grosso. Ao desembarcar no aeroporto de Sinop, recebeu a notícia do erro e retornou a Guarulhos.
Lá no Ceará, enquanto esperava para voltar a São Paulo, o cachorro Joca ficou dentro da gaiola de transporte, na pista. Há fotos dos funcionários da companhia dando água ao animal. No entanto, a temperatura em Fortaleza chegou a 31ºC, com sensação térmica de 36°C. Quando desembarcou aqui em solo guarulhense, o Golden Retriever já estava morto. Uma veterinária atestou o óbito “por parada cardiorrespiratória, com causas ainda a esclarecer”.
“Ele não estava com veterinário quando ele chegou, ele não tinha um veterinário em Fortaleza para saber se ele estava apto a pegar o voo de Fortaleza para Guarulhos. Me falaram que em Fortaleza não tinha veterinário e ele ficou na pista por volta de uma hora e meia, lá a sensação térmica estava em 36ºC. Imagina na pista…”, chorou o engenheiro João Fantazzini, o tutor de Joca, em entrevista ao SP1. Ele também fez posts nas redes sociais denunciando o caso.
A família contratou um advogado e deve processar a Gol por maus-tratos e negligência.
O que diz a empresa
Em nota, a Gol explicou que Joca embarcou no voo para o Ceará por causa de uma “falha operacional”. Diz que os funcionários da empresa cuidaram o animal até o embarque de volta para Guarulhos, mas que, após o pouso, foram surpreendidos pela morte do cachorro. A companhia avisa que vai apurar o caso, reforçou que lamenta o ocorrido e que tem oferecido o suporte necessário à família.
Veja a nota completa abaixo:
“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.
A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”
LEIA TAMBÉM -> People Mover de Guarulhos: Como funciona aeromóvel que liga o aeroporto à CPTM