O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) confere o funcionamento de radares de três diferentes avenidas de Guarulhos na segunda-feira (29). De acordo com o órgão do governo de São Paulo, representante do Inmetro aqui no estado, o trabalho de verificação metrológica das aparelhos tem como objetivo atestar “se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação”.
Os endereços onde os trabalhos são realizados:
- Avenida Jamil João Zarif, nº 3265, sentidos bairro/centro e centro/bairro;
- Avenida Salgado Filho, próximo à rua Jovita, sentido centro/bairro;
- Avenida Natalia Zarif (Marginal Baquirivu), após à alameda dos Lírios, sentido bairro/centro.
A verificação dos radares precisa acontecer uma vez por ano. “A obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo”, diz o órgão.
O trabalho em cada local leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Um detalhe importante: uma multa de excesso de velocidade só pode ser aplicada se o equipamento estiver com a verificação do Ipem-SP em dia. No ano passado, o órgão verificou 6.265 radares nos 645 municípios de São Paulo.
LEIA TAMBÉM -> Saque-aniversário do FGTS: vale a pena?