A ação solidária organizada pela Prefeitura de Guarulhos arrecadou 20 toneladas de doações para as famílias vítimas das tempestades no Rio Grande do Sul. A força-tarefa, que contou com mais de 200 servidores municipais voluntários e membros da Aeronáutica, aconteceu no Bosque Maia no último fim de semana. Entre os donativos estão itens de vestuário, roupas de cama, mesa e banho, alimentos não perecíveis e mais de 5 mil litros de água.
A primeira parte do material arrecadado já foi entregue à Base Aérea de Guarulhos e enviado ao Rio Grande do Sul no domingo. O restante irá ainda nesta segunda-feira (6).
Na manhã de hoje, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que 345 municípios foram afetados pelas chuvas. 83 pessoas morreram e outras 111 estão desaparecidas. Há 121.957 desalojados e 19.368 pessoas em abrigos.
Onde deixar doações em Guarulhos?
Se você não conseguiu deixar sua doação no Bosque Maia, mas ainda quer ajudar, existem alguns lugares na cidade de Guarulhos que recebem doações. Veja abaixo:
- Base Aérea – Endereço: Portão G1 – Av. Monteiro Lobato, 6365 – Guarulhos – SP ou Portão G3 (Acesso pelo Aeroporto) – aberto das 8h às 18h
- Poupatempo Guarulhos, dentro do Internacional Shopping – aberto das 7h às 19h de segunda a sexta; das 7h às 13h aos sábados
- Banco de Alimentos de Guarulhos – Alameda Tutoia, 534, Gopoúva – aberto das 8h às 17h, de segunda a sexta
- Todas as agências dos Correios – Abertas das 9h às 17h, de segunda a sexta
ATUALIZAÇÃO -> Saiba onde doar em Guarulhos no sábado (11) e no domingo (12)
O que doar para vítimas no Rio Grande do Sul?
O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) montou uma lista de itens prioritários para doação. A prioridade neste momento é para água potável e produtos de limpeza e higiene, itens solicitados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Comida e roupas não estão entre as principais necessidades neste momento, mas também podem ser doados.
“É só chegar e entregar as doações, sem necessidade de cadastro. A recomendação é que os itens sejam, preferencialmente, lacrados e novos”, explica a chefe de gabinete do FUSSP, Cristina Prado. A campanha não tem data para terminar.
- Água
- Água sanitária
- Balde
- Desinfetante
- Detergente
- Detergente em pó
- Escova para lavar
- Esponja para limpeza
- Esponja de aço
- Limpador multiúso
- Luva de látex
- Pano de chão
- Rodo
- Sabão em barra
- Sacos de lixo
- Saponáceo
- Vassoura
- Aparelho de barbear
- Creme dental
- Escova de dente
- Fio dental
- Sabonete
- Shampoo e condicionador