A previsão do tempo em Guarulhos segue sem indicar um volume considerável de chuvas para os próximos dias. Desde segunda-feira (6), a cidade está sob alerta de “grande perigo” por causa da onda de calor, condição que causa riscos à saúde. O aviso é disparado pelo Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, quando a temperatura fica 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros na capital paulista chegaram aos 30,5°C nesta quarta (8), ou seja, 7°C acima da média de maio, que é de 23,5°C. Os menores índices de umidade se aproximaram dos 36%. Os dados do CGE mostram ainda que SP completa hoje 21 dias sem registro de chuvas significativas.
O Inmet explica que as causas da onda de calor estão ligadas ao bloqueio atmosférico, fenômeno que impede a chegada de uma frente fria, comum nessa época do ano. Esse bloqueio é o que tem mantido, inclusive, os riscos de tempestade e frio no Rio Grande do Sul. O frio e a chuva ficam no Sul e não avançam pelo Brasil.
O calorão afeta, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. As localidades mais atingidas são as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais. O clima também esquenta nas cidades paulistas de Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Araraquara e Ribeirão Preto.
Cuidados durante a onda de calor
Confira alguns cuidados essenciais para se proteger do calor, segundo o Ministério da Saúde:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
- Use chapéus e óculos escuros;
- Proteja as crianças com chapéu de abas.
Previsão do tempo para Grande SP nos próximos dias
A massa de ar seco e quente mantém os dias ensolarados e com temperaturas muito acima da média até o início da próxima semana, em Guarulhos e em toda a região metropolitana de São Paulo. O CGE indica que a combinação de tempo seco e falta de chuva dificulta a dispersão dos poluentes, além de facilitar a propagação de queimadas e incêndios nas áreas vegetadas.
A quinta-feira (09) será ensolarada e quente. No fim da tarde e à noite, a entrada da brisa marítima diminui a temperatura e eleva os percentuais de umidade. A quantidade de nuvens aumenta, porém não há expectativa de chuva. As temperaturas oscilam entre 20°C na madrugada e 32°C no meio da tarde.
A sexta-feira (10) vai começar com muitas nuvens e formação de névoa úmida entre a madrugada e o amanhecer. Ainda pela manhã a nebulosidade se dissipa e o sol e o tempo estável passam a predominar, o que vai facilitar a rápida expansão da temperatura, e o declínio dos índices de umidade. Mínima de 19°C e máxima de 31°C.
Em Guarulhos
Veja a previsão do tempo em Guarulhos nos próximos dias, de acordo com Inmet:
- Quinta-feira (9) – Mínima: 18°C / Máxima: 32°C
- Sexta-feira (10) – Mínima: 18°C / Máxima: 33°C
- Sábado (11) – Mínima: 21°C / Máxima: 32°C
- Domingo (12) – Mínima: 21°C / Máxima: 33°C
A @defesacivilsp alerta para o risco de incêndios florestais devido ao cenário meteorológico previsto para o estado: baixa umidade e ondas de calor. pic.twitter.com/Eh59MNoNHm
— Governo de S. Paulo (@governosp) May 8, 2024