A carreta da mamografia estará em Guarulhos entre os dias 11 e 22 de junho, aberta de segunda a sábado. Mulheres que desejam realizar exames gratuitos de mamografia, essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama, devem ir até o Terminal Rodoviário de Guarulhos, localizado na alameda dos Lírios, 145, Parque Cecap. Mas atenção às regras de atendimento, oferecido pelo programa estadual “Mulheres de Peito”!
Mulheres entre 50 a 69 anos devem levar somente o RG e o cartão SUS para realizar o exame, sem necessidade de agendamento prévio, pois os trabalhos acontecem por ordem de chegada. Já as que têm entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar pedido médico do SUS, RG e cartão SUS para realizar o procedimento.
O atendimento da carreta da mamografia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas por dia. Aos sábados, das 8h às 12h, com a disponibilização de até 25 senhas. A distribuição das senhas acontece por ordem de chegada.
De acordo com o Governo do Estado, as imagens capturadas nos mamógrafos são enviadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, que emite laudos a distância. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame. A carreta da mamografia conta com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos em radiologia, agentes administrativos e supervisor de unidade.
Prevenção ao câncer de mama
A OMS estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer. Aqui no Brasil, é o segundo tipo mais frequente no sexo feminino, atrás apenas do câncer de pele, mas também é o mais mortal.
A mamografia pode detectar alterações suspeitas de câncer precocemente, antes do surgimento dos sintomas, o que, em grande parte dos casos, pode aumentar as chances de tratamentos menos agressivos e com boas taxas de cura.
As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.
Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 10% dos casos, mas serve como alerta.
Carreta da mamografia em Guarulhos
- Quando: de 11 a 22 de junho
- Onde: Terminal Rodoviário de Guarulhos – Alameda dos Lírios, 145, Parque Cecap
- Horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (distribuição de até 50 senhas por dia); sábados, das 8h às 12h (com 25 senhas). Distribuição acontece por ordem de chegada.
- O que precisa levar? Mulheres de 50 a 69 anos – RG e cartão SUS. Mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos – pedido médico do SUS, RG e cartão SUS.