Carreta da mamografia em Guarulhos: saiba como fazer o exame de graça

Fique atenta às regras e aos horários de atendimento da carreta da mamografia, serviço oferecido pelo governo de São Paulo na prevenção ao câncer de mama.

Redação Guarulhos Todo Dia

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Alesp

Publicado em 10/06/2024 às 20:25 / Leia em 3 minutos

A carreta da mamografia estará em Guarulhos entre os dias 11 e 22 de junho, aberta de segunda a sábado. Mulheres que desejam realizar exames gratuitos de mamografia, essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama, devem ir até o Terminal Rodoviário de Guarulhos, localizado na alameda dos Lírios, 145, Parque Cecap. Mas atenção às regras de atendimento, oferecido pelo programa estadual “Mulheres de Peito”!

Mulheres entre 50 a 69 anos devem levar somente o RG e o cartão SUS para realizar o exame, sem necessidade de agendamento prévio, pois os trabalhos acontecem por ordem de chegada. Já as que têm entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar pedido médico do SUS, RG e cartão SUS para realizar o procedimento.

O atendimento da carreta da mamografia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas por dia. Aos sábados, das 8h às 12h, com a disponibilização de até 25 senhas. A distribuição das senhas acontece por ordem de chegada.

De acordo com o Governo do Estado, as imagens capturadas nos mamógrafos são enviadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, que emite laudos a distância. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame. A carreta da mamografia conta com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos em radiologia, agentes administrativos e supervisor de unidade.

Prevenção ao câncer de mama

A OMS estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer. Aqui no Brasil, é o segundo tipo mais frequente no sexo feminino, atrás apenas do câncer de pele, mas também é o mais mortal.

A mamografia pode detectar alterações suspeitas de câncer precocemente, antes do surgimento dos sintomas, o que, em grande parte dos casos, pode aumentar as chances de tratamentos menos agressivos e com boas taxas de cura.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 10% dos casos, mas serve como alerta.

Carreta da mamografia em Guarulhos

  • Quando: de 11 a 22 de junho
  • Onde: Terminal Rodoviário de Guarulhos – Alameda dos Lírios, 145, Parque Cecap
  • Horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (distribuição de até 50 senhas por dia); sábados, das 8h às 12h (com 25 senhas). Distribuição acontece por ordem de chegada.
  • O que precisa levar? Mulheres de 50 a 69 anos – RG e cartão SUS. Mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos – pedido médico do SUS, RG e cartão SUS.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços

ENTENDA A CRISE

Endividada, Casa do Pão de Queijo é exemplo do quanto é caro comer em aeroporto